SEC lança formação continuada sobre experiências dos Centros Juvenis de Ciência e Cultura

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) realizou, nesta terça-feira (28), o lançamento da formação virtual para as “Estações do CJCC”. O curso, que tem como objetivo multiplicar as experiências dos Centros Juvenis de Ciência e Cultura (CJCCs) em todo o território baiano, tem como público-alvo os professores da rede estadual e terá 120 horas, com término previsto para 6 de dezembro.

>> Assista à live de lançamento do Estações do CJCC

“Os Centros Juvenis têm na sua história o marco de um espaço de inovações e de novas aprendizagens para a nossa juventude. Diria que esta é uma data histórica de uma grande rede que representa a juventude por meio de nove unidades dos CJCC. Esta formação continuada visa multiplicar as experiências de gestores e professores que dedicam a sua prática docente e experiências pedagógicas a possibilidades de novos aprendizados”, destacou o superintendente da Coordenação Executiva de Programas e Projetos Estratégicos da SEC.

A vice-diretora do CJCC de Vitória da Conquista, Elmara Souza, falou sobre a metodologia da formação. “Será dividida em cinco estações. Na primeira, que foi hoje, falamos sobre o CJCC, sua história, onde existem na Bahia, os projetos desenvolvidos. Na segunda estação, falaremos de metodologias utilizadas pelo CJCC, especialmente a aprendizagem criativa. Na terceira, vamos refletir sobre os processos criativos nas escolas e na quarta focaremos na construção das oficinas para os itinerários formativos. Na última estação, faremos uma construção coletiva e colaborativa com toda a bagagem acumulada ao longo da formação”, detalhou Elmara, que mediou a live, ao lado do vice-diretor do CJCC de Feira de Santana, Mateus Dumont Fadigas.

Participaram ainda da atividade inaugural o diretor de Educação Integral da SEC, Astor Vieira, e a coordenadora pedagógica do CJCC, Gizele Souza.

Sobre o CJCC – Os Centros Juvenis de Ciência e Cultura são uma iniciativa da Secretaria de Educação do Estado da Bahia para promover a ampliação da jornada escolar e a diversificação do currículo dos estudantes. As atividades são feitas de forma lúdica em ambientes interativos, nas unidades existentes: Salvador, Senhor do Bonfim, Vitória da Conquista, Barreiras, Feira de Santana, Irecê, Itabuna, Jequié e Serrinha. O objetivo dos CJCCs é cumprir um papel de extensão em relação à educação formal e ampliar o acesso de estudantes baianos às temáticas culturais e científicas modernas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *