Mostra Cultural do CPM/Candeias une arte, ciência e sustentabilidade

Mostra Cultural do CPM/Candeias une arte, ciência e sustentabilidadeMostra Cultural do CPM/Candeias une arte, ciência e sustentabilidade – 

 

 

 

 

 

O evento teve o objetivo de valorizar as manifestações artísticas e culturais desenvolvidas pelos estudantes, fortalecendo o vínculo entre educação e cultura, além de promover experiências voltadas ao repertório cultural dos participantes.

 

 

 

 

A programação contou com palestras, apresentações teatrais, oficinas, mesa redonda, exibição do filme “Wall-E” com um painel de impressões, desfile de moda sustentável, aula show “Arte e Sustentabilidade – Baiano investiga a treta: onde a humanidade se perdeu?”, atividades com povos originários e quilombolas e apresentações de ginástica geral.

 

 

 

 

Desfile de moda sustentávelDesfile de moda sustentável | Foto: Divulgação/CPM Candeias

 

 

 

 

Coordenada pelas professoras Juliane Melo, Carine Almeida, Roberta Almeida e Simone Souza, a iniciativa teve origem na Jornada Pedagógica deste ano – que abordou o tema da sustentabilidade.

 

 

 

 

“Sustentabilidade é um tema amplo, que foi o que a proposta que o Estado trouxe. Além disso, teve muitas apresentações, palestras, essa questão da relação com o corpo também e a possibilidade de ser sustentável fazendo esporte, mantendo sua própria saúde”, explicou a professora Juliane.

 

 

 

 

 

Para a estudante Bruna Cidade, a mostra representa um processo de integração entre os saberes das comunidades e dos alunos.

 

 

 

 

“Quando a gente senta para estudar sobre o assunto, muitas vezes a gente senta para estudar como um seminário, uma palestra, mas a gente não se envolve de fato. Já com a amostra, não. É diferente. Nos envolvemos, entendemos e sentimos, sabe? E a gente gosta porque tem uma perspectiva diferente. Então, é aquela coisa de, tipo, não é só uma história. Eles trazem realmente as vivências. E todo mundo aqui, todo mundo se envolve com o que está acontecendo. Todo mundo presta atenção”, declarou.

 

 

 

 

O diretor do CPM/Candeias, Robert Cruz, ressaltou a importância do evento.

 

 

 

“Mais do que uma simples exposição de talentos, a Mostra Cultural constitui um espaço de reconhecimento das nossas raízes, de fortalecimento do sentimento de pertencimento e de reafirmação da escola pública como lugar de produção de saberes, identidades e afetos”, disse.

 

 

 

A programação segue nos dias 22, 23 e 24, com a “Mostra das Produções dos Alunos”, que contará com salas imersivas e estandes temáticos sobre sustentabilidade. No local, os visitantes poderão vivenciar o aprendizado desenvolvido pelas turmas ao longo do ano nos diversos componentes curriculares de forma interdisciplinar.

 

 

 

 

“Os estudantes e seus orientadores vão desenvolver nas salas narrativas visuais únicas sobre o seu processo de aprendizado em relação à temática. Cada turma realizará 3 sessões de 10 minutos para receber os convidados”, detalhou a professora Juliane.

 

 

 

Entre os temas estão: “Do Lixo ao Luxo”, “Trem da Sustentabilidade”, “Espaço Jardim das Memórias “, “Tecnologias Verdes e Profissões do Futuro”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *