Evento aconteceu no auditório do CIEBTEC – Foto: Divulgação
A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal da Educação, iniciou na última terça-feira, 18, o I Seminário de Equidade Racial da Rede Municipal de Ensino, evento que integra o calendário oficial do Novembro Negro 2025 e que tem como tema “Sankofa: caminhos para o fortalecimento das políticas de equidade racial na Rede Municipal de Ensino de Itabuna-BA”. O evento aconteceu no auditório do CIEBTEC.
O encontro reuniu gestores escolares, docentes, representantes de movimentos sociais e órgãos de controle social, em torno do debate sobre a qualidade do ensino oferecido na rede municipal, a partir do reconhecimento de que não há educação de excelência sem o enfrentamento dos efeitos do racismo estrutural na trajetória escolar de estudantes negras e negros.
A programação contou com acolhida artística de Beatriz Reis, seguida pelo cerimonial Narrando Raízes, conduzido pela professora Moema de Souza Báfica. A abertura institucional destacou o compromisso da Secretaria Municipal da Educação com a consolidação de práticas pedagógicas, administrativas e formativas que incorporem indicadores raciais como referência para políticas públicas mais justas e eficazes.
Ao comentar a iniciativa, o secretário municipal da Educação, Rosivaldo Pinheiro, ressaltou que o seminário representa mais do que uma agenda temática. “Nosso compromisso é garantir que cada estudante tenha acesso a uma educação que respeite sua identidade, fortaleça sua autoestima e amplie suas oportunidades”, disse.
“O Plano Municipal de Educação Antirracista será um marco na construção de uma rede comprometida com justiça social, equidade e democracia”, acrescentou.
Durante o encontro, foi divulgada a Carta de Equidade Racial ao secretário e a apresentação dos dados do Diagnóstico Antirracista conduzido pelas professoras Larissa Santos Pereira, Letícia Pereira e Maria do Carmo Rebouças dos Santos, do Observatório ODS 18/UFSB, que oferecerão um panorama detalhado das desigualdades raciais identificadas na rede municipal e dos desafios para superá-las.
No turno vespertino, os participantes foram divididos em Grupos de Trabalho dedicados à construção da Matriz de Monitoramento e Avaliação da implementação das políticas de equidade racial, contemplando três eixos da gestão escolar: Gestão Pedagógica, Gestão de Currículo/Formação Continuada e Gestão Financeira. As discussões, mediadas por especialistas da UESC, UFSB, MNU, COMPPIR e técnicos da secretaria, buscaram alinhar perspectivas acadêmicas, comunitárias e institucionais.
© Copyright 2020 Grupo A TARDE COMUNICAÇÃO
Wonderful Theme
Deixe uma resposta