Algumas pautas precisam ser tratadas, no ambiente escolar, com seriedade e comprometimento, de forma a superar preconceitos e estigmas historicamente construídos, principalmente dos grupos mais vulneráveis da sociedade brasileira. A educação antirracista, nesse sentido, é um importante instrumento de valorização e fortalecimento das identidades dos sujeitos que diariamente circulam nos espaços escolares, grande parte deles descendentes de diferentes povos africanos que construíram a nação brasileira.
Após dois anos realizando ações e projetos no formato de educação remota, a Secretaria Municipal de Educação de Cachoeira-BA realizará, entre os dias 21 e 25 de fevereiro, a Jornada Pedagógica 2022, reunindo quase 300 (trezentos) docentes. Durante cinco dias, centenas de educadores estarão debatendo e refletindo sobre temas que tocam diretamente as vivências de milhares de estudantes matriculados nas escolas municipais. O tema central a ser discutido refletirá as novas perspectivas almejadas pela Gestão Municipal: “por uma Educação libertadora, antirracista e emancipatória!”
Ecoando como uma verdadeira exortação, a escolha do tema está relacionada aos esforços da equipe técnico-pedagógica da Secretaria de Educação, comprometida com as pertinentes discussões acerca do Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia – cujo primeiro passo foi dado em Cachoeira, na batalha do 25 de junho de 1822 contra as tropas portuguesas. Ainda durante a Jornada Pedagógica 2022, os/as profissionais da educação da Rede Municipal retomarão os debates concernentes à construção coletiva do Plano Municipal de Educação Antirracista (PMEA)– Plano foi iniciado em Audiência Pública realizada na Câmara Municipal, contando com a participação das renomadas professoras Drª. Vanda Machado e Drª. Rita Dias, em novembro de 2021. Iniciativa pioneira, o PMEA pretende ser efetivo, inovador e revolucionário na forma de conceber a educação, e nas práticas cotidianas do fazer pedagógico.
A Jornada Pedagógica 2022 possibilitará, ainda, reflexões acerca da educação inclusiva, promovendo oficinas temáticas para cada segmento e modalidade educacional, além de espaços formativos específicos para os diversos profissionais da educação: gestores, coordenadores, professores, merendeiras e manipuladores de alimentos, secretários escolares, porteiros, serviços gerais. Enfim, todos os agentes envolvidos no processo ensino-aprendizagem, unindo saberes e esforços na construção de uma educação, efetivamente, emancipatória.
É urgente e necessário assumir, efetivamente, o compromisso de lutar e construir estratégias, metas e propostas exequíveis e úteis no sentido de transformar as escolas, a cidade e o país em espaços de luta constante, e de concretização de políticas públicas na garantia dos direitos humanos e da justiça social. Portanto, a Secretaria Municipal de Educação de Cachoeira segue convocando todos e todas para discutir as pautas propostas por uma “Educação Libertadora, Antirracista e Emancipadora” e contribuir para a construção de uma educação mais democrática e humanística, que atente para as diversidades e pluralidades culturais e identitárias.
© Copyright 2020 Grupo A TARDE COMUNICAÇÃO
Wonderful Theme
Deixe uma resposta