As escolas da Rede Municipal de Cachoeira promoveram um movimento alusivo ao 13 de maio. Considerando a data representativa para demarcar oportunidade de conscientização e lutas de resistência, foram realizadas Rodas de Conversa, espaços de reflexão e marchas com estudantes, nas diversas unidades escolares da Rede Municipal de Ensino.
Na ocasião, refletiram o processo de luta das populações negras no Brasil, desde o movimento abolicionista, do pós-abolição, estendendo-se até os dias atuais.
A partir da discussão do tema “O 13 de maio, o pós-abolição e as lutas das populações negras na atualidade”, docentes e estudantes protagonizaram essa importante mobilização, sobretudo neste processo de construção do Plano Municipal de Educação Antirracista, que será um relevante aporte teórico-metodológico no fazer pedagógico em Cachoeira.
As unidades escolares do município, orientadas pela Secretaria de Educação, têm promovido espaços para o debate e construção de estratégias de combate ao racismo, desconstruindo tais práticas no ambiente escolar e nos mais diversos âmbitos da sociedade.
A luta não acabou.Temos que difundir a ideia da consciência negra na sociedade pra que tenhamos um estado tolerante onde prevaleca a igualdade racial,sem preconceitos .
© Copyright 2020 Grupo A TARDE COMUNICAÇÃO
Wonderful Theme
Ainda temos a conquistar.
Vamos todos juntos por igualdade de direitos. No nosso país os negros precisa ocupar lugares de destaques.