Criado com o objetivo de proporcionar a troca de vivência intercultural e o fortalecimento da cultura indígena tupinambá, os jogos indígenas da região terão como público alvo 725 estudantes de escolas estaduais indígenas, entre crianças, adolescentes, adultos, idosos e alunos com necessidades especiais.
Durante o evento esportivo-cultural, que acontece até domingo (24), serão disputadas as modalidades cabo de guerra, arco e flecha, zarabatana, natação, canoagem, corridas rústica, maracá e com toró, arremesso de tacape, futebol e surf. Na parte cultural, os jogos – que vão acontecer próximo às comemorações do Dia Internacional dos Povos Indígenas (9 de agosto) e do Dia do Estudante (11 de agosto) – vão envolver atividades como a tradicional Puxada do Mastro e o Ritual do Povo Tupinambá, no qual são apresentados canções entoantes, danças e oração.
Sobre os jogos indígenas – Os Jogos Indígenas Estudantis têm como objetivo proporcionar a visibilidade e o fortalecimento da diversidade étnica e cultural dos povos indígenas, bem como contribuir para o processo de aprendizagem dos alunos através do esporte.
—
© Copyright 2020 Grupo A TARDE COMUNICAÇÃO
Wonderful Theme
Deixe uma resposta