As Escolas Municipais de Itaberaba estão realizando diversos projetos de leitura que visam o desenvolvimento intelectual e cidadão dos alunos da Rede Educação Básica do município. As atividades são realizadas nas 54 escolas do município durante todo período letivo com alunos do 1º ao 5º e visam desenvolver habilidades relacionadas à leitura, interpretação e produção de texto. A ideia é estimular o aluno a adquirir gosto pela leitura e pela escrita, além de fazer com que eles ampliem o conhecimento linguístico e cultural e desenvolvam uma visão crítica e contextualizada da vida e da sociedade dentro e fora da escola.
A iniciativa parte da Secretaria Municipal de Educação que orienta cada escola a elaborar e desenvolver os seus projetos. Um dos objetivos é manter o compromisso com a nova norma da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) que define a leitura como prioridade na educação básica. A Lei 14.407/22 foi aprovada pelo Senado no dia 21 de junho deste ano e sancionada pelo presidente da república. A matéria foi publicada no Diário Oficial da União no dia 13 de julho.
Embora a nova regra tenha sido aprovada no mês passado, a Secretaria Municipal de Educação de Itaberaba já desenvolve projetos de leitura nas escolas há bastante tempo. Isso porque a educação Municipal entende que a alfabetização plena e a capacitação gradual para a leitura ao longo da educação básica são requisitos indispensáveis para a efetivação dos direitos e para o desenvolvimento dos indivíduos.
Estudantes em atividade de leitura.
Um dos projetos lançados este ano foi o “Nas Ondas de Leitura” da Escola Municipal Dilma Santana. Um ponto importante deste projeto é que os alunos podem propor atividades que eles gostariam de fazer. As sugestões geralmente são acolhidas pelos professores e incluídas na programação, o que torna as atividades mais diversificadas. A leitura vai além do texto escrito como poesia, contos e letras de músicas. Os alunos são estimulados a ler e interpretar diferentes estilos de linguagem como fotografia, desenhos, cenas teatrais, quadrinhos, etc.
Viviane da Silva Mascarenhas, Vice-diretora da escola Dilma Santana, explica que o projeto é interdisciplinar abrangendo diversas áreas do conhecimento, tanto na teoria quanto na prática. “Ao longo do projeto os alunos terão experiências práticas. Eles terão a oportunidade de vivenciar situações cotidianas e escrever sobre o que eles experimentaram. Estamos planejando também uma atividade no campo onde eles poderão ter uma vivência com produção agrícola e, a partir daí, vão trabalhar com textos relacionados a esse tema”. A ideia, segundo Viviane, é despertar o interesse pela leitura de maneira lúdica e fazer com que a leitura faça parte da vida dos estudantes e se torne um hábito prazeroso.
Professoras ministrando atividades lúdicas.
Outro exemplo é o projeto “Ler é uma Aventura” desenvolvido na Escola Municipal Nelson Guimarães onde os alunos têm um motivo a mais para ler. “Aqui no Nelson a gente tem uma lista de nomes de alunos no mural da sala. Sempre que o aluno lê um livro, nós colocamos uma estrelinha no nome dele. No final do ano quem tiver mais estrela ganha um certificado. A ideia não é fazer cobrança, é despertar a leitura prazerosa”, explicou a coordenadora Hianne Pinheiro.
As atividades de leitura do projeto “Ler é uma Aventura” envolvem também os familiares dos alunos. Algumas leituras são feitas em casa com livros que são colocados à disposição dos alunos, de acordo com o nível de cada turma, para que eles possam escolher. A escola também promove aulas públicas para que os estudantes tenham a oportunidade de conhecer a história da cidade, além de piquenique literário e outras atividades de grupo.
© Copyright 2020 Grupo A TARDE COMUNICAÇÃO
Wonderful Theme
Muito boa essa matéria dando visibilidade aos Projetos de Leitura que são desenvolvidos em toda a Rede Municipal de Ensino de Itaberaba, esses dois exemplos representam bem o compromisso de todas as nossas Escolas com o incentivo à leitura e à formação cidadã de nossos estudantes!