Avanços na educação municipal de Juazeiro são constatados em parâmetros nacionais de avaliação e estratégias inovadoras reforçam qualidade no ensino

Os avanços na educação municipal de Juazeiro são notórios e os reflexos na qualidade do ensino já são constatados em parâmetros nacionais da educação. A adoção de iniciativas e estratégias educacionais eficazes pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), foram imprescindíveis para o alcance de resultados positivos, mesmo em período de pandemia.

Recentemente, o Ministério da Educação (MEC) publicou os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2021, principal parâmetro de avaliação do ensino básico. Na contramão da maioria das cidades, Juazeiro registrou crescimento da média para o segmento Anos Finais (6º ao 9º anos), que aumentou de 4,2 para 4,5. Entre as cidades do norte da Bahia, Juazeiro é destaque na nota no Ideb 2021.

Para o alcance dos resultados, foram adotadas diversas estratégias, entre elas o “Curriculum Continuum”, que trabalhou conjuntamente em 2021 as habilidades e conteúdos que não foram contemplados em 2020; a Plataforma Escola Presente, que se configurou com uma sala de aula virtual, permitindo aos professores a realização de aulas síncronas (em tempo real) e assíncronas (gravadas); a distribuição de blocos de atividades impressas para estudantes sem acesso à internet e outras tecnologias; a realização de formações continuadas para educadores, com foco nas provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), oferecendo mais apoio a aluno e professor; a execução do Programa Busca Ativa Escolar, que a partir da articulação intersetorial permitiu a identificação dos alunos que estavam fora da escola; e a implantação da TV Escola Juazeiro, que ampliou o alcance da educação no período de distanciamento social.

Além disso, o município também tem se preocupado em desenvolver novas estratégias educacionais que visam recompor aprendizagens e reforçar ainda mais a qualidade da educação em Juazeiro. O Programa #BoraAgir é uma dessas estratégias, que de forma autoral da Seduc, traz como objetivo sanar os impactos gerados pela pandemia da Covid-19, além de recuperar e potencializar a aprendizagem dos alunos. Entre suas ações estão a realização da Parada Pedagógica, as Tutorias Individuais e as Formações Itinerantes.

“A Seduc dispõe de profissionais altamente competentes e que possuem uma visão inovadora para a educação. Os investimentos em materiais didáticos diferenciados e o desenvolvimento dessas novas estratégias contribuem para um ambiente favorável para avançarmos ainda mais na rede municipal de ensino. Essa é uma das metas da gestão da prefeita Suzana Ramos e que estamos cumprindo com zelo e dedicação”, enfatizou o secretário de Educação e Juventude, Wank Medrado.

Educação e tecnologia

Na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) também foi pensada uma nova proposta e acrescido um novo formato, o à distância.  O EJA EaD oportuniza a democratização do ensino básico e a inclusão digital e permite o acesso à educação àqueles que, por algum motivo, não podem se deslocar diariamente até as escolas.  Por meio de aulas  transmitidas pelo canal TV Escola Juazeiro (canal 7.2) e também com videoaulas disponibilizadas gratuitamente no canal Seduc Juazeiro-BA, no YouTube, o novo formato amplia o alcance do ensino a partir das plataformas digitais.

O apoio para o desenvolvimento de diversos cursos  de graduação e pós-graduação também são marcas da educação de Juazeiro. No formato à distância, o Polo Universidade Aberta do Brasil (UAB),  iniciativa que funciona no prédio da Escola de Formação e Educadores Parlim (Efep), vinculado à Seduc, recebe todo o suporte presencial do município, com uma estrutura reforçada. No total, cerca  de 2000 alunos já concluíram cursos por meio da iniciativa.

 

Foto: Reprodução.

 

Foto: Reprodução.

 

Foto: Reprodução.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *