Diante desse novo cenário educacional pós-pandemia, ressignificar a avaliação no processo de ensino aprendizagem é fundamental. E, como exemplo de um ensino de qualidade, a Escola Dom Pedro I, localizada na cidade de Santo Estevão, vem inovando suas estratégias de avaliação por meio de projetos que possibilitam garantir aos alunos as competências e habilidades básicas para a consolidação da sua aprendizagem. “Ter realizado o Circuito Lúdico foi muito gratificante, pois vencemos vários desafios, desde a preparação à execução das provas por nossos alunos. De uma forma leve e descontraída, os alunos puderam colocar em prática, através do lúdico, os objetos de conhecimento trabalhados nas aulas, vivenciando assim outros instrumentos avaliativos”, ressalta a professora de Língua Portuguesa, Jascione Gonçalves.
Com a orientação e mediação da coordenadora pedagógica Alessandra do Vale, os professores e professoras dos diversos componentes curriculares, planejaram, nos encontros de ACs (Atividades Complementares), e realizaram, num ambiente diferenciado da sala de aula, atividades lúdicas e jogos diversos, como Tangram, jogo da memória, caça-palavras, jogo de roletas, jogos de desafios, raciocínio lógico, entre outros. As atividades foram desenvolvidas no período de 23 de agosto a 13 de setembro, englobando os objetos de conhecimento trabalhados no ciclo.
“A realização do circuito avaliativo foi uma prática de extrema importância para o aprendizado dos nossos alunos, pois o trabalho na perspectiva da construção do conhecimento como bem é destacado por Jussara Hoffman como uma prática que traz inúmeros benefícios para o desenvolvimento estudantil. Sendo assim, buscamos ofertar aos nossos alunos possibilidades de reflexão, alinhando a teoria e a prática e fazendo com que através do lúdico o aluno desenvolva seus conhecimentos, possa interagir com os demais colegas e socializar de forma coletiva seus avanços”, ressalta Alessandra do Vale, coordenadora pedagógica da Escola.
Sendo pioneira nessa ação na Rede Municipal de Ensino, nasce assim o Projeto Institucional Circuito Lúdico Avaliativo. Em grupo, os alunos aprenderam a lidar com a opinião do outro e a chegar junto a um consenso, praticando o diálogo e fomentando a criatividade.
© Copyright 2020 Grupo A TARDE COMUNICAÇÃO
Wonderful Theme
Deixe uma resposta