2ª Feira do livro infantil em Salvador

Salvador presenciou de 12 a 15 de outubro um encontro de gerações em prol do incentivo à leitura e a cultura por meio da 2ª Feira do Livro Infantil de Salvador (FLIS). Idealizada por Igor Cayres e produzida por Paulo Freitas e Leo Veneza, a 2ª FLIS foi realizada na praça central do Shopping Barra, das 10h às 22h, com o objetivo de divulgar autores brasileiros da literatura infantil e incentivar a leitura das crianças.

 

Nossas crianças e jovens estudantes e seus familiares, assim como professores, coordenadores pedagógicos e diretores da Rede Pública Municipal de Ensino, tiveram a oportunidade de vivenciar experiências diversas e encantadoras em um ambiente organizado com todo profissionalismo e cuidado para receber um público tão diversificado e apaixonado pela leitura, tratando de temas fundamentais para nossas vidas, como meio ambiente, pluralidade cultural, diversidade, etc.

 

A 2ª FLIS proporcionou um leque de possibilidades de aprendizagem com sua extensa programação, dialogando com novos formatos de apresentação e interatividade sem esquecer os convencionais ou tradicionais recursos utilizados comumente para incentivar e despertar o interesse pelo livro, leitura e a cultura.

 

Os estudantes vivenciaram experiências que ficarão em suas memórias para sempre, pois o ambiente também foi de aprendizagem. Escutaram histórias, fizeram experimentos científicos, participaram de concurso, desenvolveram a criatividade nas oficinas de pintura em papel e em tablet, como também fizeram uma imersão ao mundo da realidade virtual para conhecer a floresta mágica, uma preocupação evidente com os povos originários, mostrando que todos podem viver em um mesmo ambiente respeitando a diversidade.

 

Cabe destacar o Concurso de “Química no Cotidiano”, em parceria com a Oxíteno, cujo objetivo foi de “evidenciar a funcionalidade da ciência de forma didática, simples e de fácil percepção”, voltado para os estudantes do 6º ao 9º ano da cidade de Salvador e Região Metropolitana, teve três escolas municipais de Salvador com finalistas:

  • Escola Municipal da Palestina – Filtro Caseiro
  • Escola Municipal Itacaranha Manoel Faustino – Prevenindo Doenças
  • Escola Municipal Fazenda Coutos – Hair Cast

 

A primeira edição da FLIS foi realizada em 2018, e é  importante ressaltar que após dois anos de pandemia, com as regras de isolamento e/ou distanciamento social, a 2ª FLIS voltou para presentear a Cidade do Salvador com atividades que brindaram em prol da vida e do lúdico, homenageando na semana do Dia das Crianças, jovens e adultos de todas as idades.

 

Foto: Reprodução.

 

Foto: Reprodução.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *