Professoras da Rede são selecionadas para participar de Programa de Desenvolvimento Profissional em Portugal

A Secretaria de Alfabetização do Ministério da Educação (Sealf/MEC), em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), através do edital nº 17/2022 – Programa de Desenvolvimento Profissional de Professores Alfabetizadores, selecionou profissionais da Educação que atuam nas unidades de ensino com turmas da pré-escola e de 1º ano e 2º anos do Ensino Fundamental Anos Iniciais da rede pública de ensino com adesão ao Programa Tempo de Aprender. A seleção visa a participação de educadores no curso de aperfeiçoamento denominado “Alfabetização Baseada na Ciência (ABC)”, promovido pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) e pelo Instituto Politécnico do Porto (IPP), em Portugal.

O Programa Tempo de Aprender é uma ação do Ministério da Educação (MEC), instituído pela Portaria nº 280, de 19 de fevereiro de 2020, que tem como finalidade potencializar o processo de alfabetização em todas as escolas públicas do Brasil.

Com o plano de formação “Alfabetização baseada na Ciência: Formação continuada em serviço de professores alfabetizadores para implementação de práticas baseadas em evidências” e o plano de intervenção pedagógica “Alfabetização baseada na ciência: consolidação das habilidades para aquisição da leitura e escrita e a recomposição das aprendizagens”, a coordenadora pedagógica Edivanira Mendes Sant Ana Pires, da Escola Municipal União Comunitária, GRE Liberdade/Cidade Baixa, foi vencedora em 1º lugar da Região Nordeste/Bahia e em 3º lugar no Brasil.

A professora Cleide Pereira Oliveira, da Escola Municipal Nossa Senhora da Paz, GRE Itapuã, foi vencedora, em 2º lugar da Região Nordeste/Bahia e 17º lugar no Brasil, com o plano de formação continuada “Alfabetização de jovens, adultos e idosos baseado na ciência e na prática: pensando na formação continuada de professores/as” e o plano de intervenção pedagógica “Educação de jovens, adultos e idosos nos anos de escolarização iniciais e as possibilidades de aplicações dos estudos aprendidos no curso Alfabetização Baseada na Ciência”.

Além das duas vagas reservadas para cada Unidade da Federação, foram disponibilizadas mais 46, abertas à ampla concorrência em âmbito nacional. A professora Ligiane Reis Fernandes Nascimento, da Escola Municipal Adauto Pereira de Souza, GRE Cajazeiras, foi classificada em 3º lugar da Região Nordeste/Bahia e 52º lugar no Brasil com a proposta “O desafio da leitura fluente no 2° ano do Ensino Fundamental na Escola Pública: Plano de Formação” e o plano de intervenção pedagógica “Estratégias para desenvolver a leitura fluente na Escola Pública: Projeto de Intervenção para o 2° ano do Ensino Fundamental”.

A professora Eliana Braga Garcia de Oliveira, da Escola Municipal Allan Kardec, GRE Itapuã, foi selecionada em 4º lugar da Região Nordeste/Bahia e 54º lugar no Brasil com o plano de formação “Projeto de formação para os docentes em alfabetização” para os educadores do Ensino Fundamental Anos Finais, com o intuito de atender às necessidades emergenciais de leitura e escrita dos estudantes do 6º ano e com a proposta “Plano de intervenção Pedagógica em Alfabetização: em busca da cidadania plena.” As quatro professoras vencedoras representarão a Rede Municipal de Ensino de Salvador em Portugal.

O curso ABC terá duração de seis semanas, com carga horária de 240 horas e será realizado no período de novembro a dezembro de 2022, na cidade do Porto, em Portugal, com todo processo de viagem, hospedagem, formação e material custeados pela Capes por meio de bolsa de estudo. O Programa de Desenvolvimento Profissional / Tempo de Aprender se constitui como grande oportunidade para crescimento pessoal e profissional das nossas educadoras e foi divulgado com todos os professores e coordenadores pedagógicos das Unidades Escolares da Rede.

um comentário

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