A Prefeitura de São Francisco do Conde, por meio da Secretaria da Educação – SEDUC, através do Departamento de Gestão Escolar e Gerência de Matrícula, realizou nesta última quarta-feira (26), no prédio da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro Brasileira – UNILAB, o 2º Treinamento do Sistema de Matrícula escolar com os secretários escolares.
O treinamento aconteceu no laboratório de informática da UNILAB, para garantir maior efetividade com o treinamento prático, aplicando os aprendizados no próprio sistema. O público foi dividido em duas turmas, uma das 13h às 15h30 e outra das 14h30 às 17h.
O treinamento foi conduzido pela Gerência de matrícula da SEDUC, tendo como suporte também os técnicos responsáveis pelo sistema e-Grafite. Todas as 52 escolas do município participaram do treinamento, contemplando desde a Educação Infantil – Creche e Pré-escola – passando pelo Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Anos Finais – até o Ensino para Jovens e Adultos – EJA.
O objetivo foi proporcionar o treinamento para os novos secretários e secretárias escolares, para que aprendam a utilizar o sistema e-Grafite e possam realizar as atualizações necessárias. Na oportunidade, pessoas que já trabalhavam antes com o sistema também puderam estar relembrando. “É importante que mantenha o sistema de matrícula atualizado, porque é através dele que fazemos a importação dos dados para o CENSO Escolar,” ressaltou a gerente de matrículas, Neila Damasceno.
Mas afinal, o que é o sistema e-Grafite? Esse é o sistema próprio de matrícula do município, para o lançamento de todos os dados referentes aos alunos matriculados na rede municipal de ensino, e é a partir daí que são exportados os dados para o CENSO Escolar, ferramenta pela qual o governo realiza o levantamento de dados estatísticos-educacionais de âmbito nacional, para compreender a situação educacional do país, e assim, acompanhar a efetividade das políticas públicas.
Essa coleta de dados é fundamental para a educação, pois é através dela que são mantidos os subsídios, ou seja, isso influi no repasse financeiro que dá suporte a todos os programas e projetos financiados pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação).
A questão de transporte escolar com o PENAT (Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar) que é via FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica), a questão do repasse do PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola), onde existem vários programas, como o Escola Conectada, Escola Família, Escola Campo, assim como também serve de base para o cadastro do Bolsa Família, agora chamado de Auxilio Brasil, dentre outros.
Portanto, é com base nessa coleta de dados que o município recebe vários recursos, recursos esses que variam de acordo com o número de alunos que estão matriculados e devidamente frequentando as escolas.
© Copyright 2020 Grupo A TARDE COMUNICAÇÃO
Wonderful Theme
Deixe uma resposta