Jornada Pedagógica em Porto Seguro: Prefeito Jânio Natal destacou a valorização do magistério e as políticas públicas para elevação da qualidade da educação no município

Compromisso com a qualidade da educação é reforçado no encerramento da Jornada Pedagógica.

A Jornada Pedagógica – Edição 2023 -, com o tema “Movimentando-se! Recompondo as aprendizagens em Rede”, promovida pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Patrimônio Histórico de Porto Seguro – SEDUC/Porto Seguro -, teve a sua culminância no dia 03/02, em evento promovido no Centro de Convenções da Universidade Federal do Sul da Bahia – UFSB -, em solenidade que contou com as presenças do Prefeito Jânio Natal, do líder do governo na Câmara Municipal, Vereador Dilmo Santiago; dos secretários municipais de Educação e de Administração, Dilza Reis e Jailson Ferreira; da presidente do Conselho Municipal de Educação, Luzia Fernandes, do presidente do Conselho Municipal do Fundeb, Pedro George Galvão, do professor Luís Antonio da UFSB e de educadores (as) e gestores (as) escolares do município.
Durante o evento, as ações desenvolvidas pela prefeitura no sentido de valorizar os profissionais da educação, a melhoria das escolas, a elevação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb – das escolas do município, bem como o atendimento dos requisitos do Fundeb para captação de recursos foram tratados.
O líder do governo no Legislativo enfatizou a importância da educação para a cidadania. “Os professores podem ter certeza de que muitos dos seus alunos se lembrarão do que fizeram por eles. Eu tive a sorte de ter tido bons professores, que me ajudaram a chegar neste momento. No que depender da Câmara Municipal, do nosso prefeito Jânio Natal e da secretária Dilza Reis, vamos alavancar a nossa educação”.
Captação de recursos do Fundeb
A Secretária de Educação declarou que a Rede Pública Municipal de Ensino precisa estar plenamente ajustada às condicionalidades do Fundeb para captar os recursos necessários ao atendimento das demandas locais. “Para a escola ser contemplada pelo programa Valor Aluno Ano Resultado – VAAR -, ou o aluno aprende ou a escola e o município vão perder dinheiro”, complementando que Porto Seguro cumpriu com as cinco condicionalidades do programa e que as provas do SAEB devem ser aplicadas entre os meses de março e abril, sendo que após essa avaliação o resultado de cada escola do município será conhecido.
Reajuste salarial dos professores
O Prefeito Jânio Natal declarou que possui 11 mandatos, adquiridos com respeito a cada eleitor e todas as demandas da sociedade, entre elas a educação de qualidade. “Quando saiu o anúncio do novo piso salarial dos professores, uma professora me perguntou se eu concederia o reajuste e eu respondi: com certeza! Se o direito foi dado aos professores, eu terei o maior prazer, o maior orgulho em honrá-lo. Enquanto eu for prefeito, os direitos dos professores serão respeitados!”, acrescentando que deverá enviar projeto de lei ao Legislativo para a concessão de prêmios as escolas com o melhor Ideb, com premiações que vão desde aos servidores dos serviços gerais até a direção da unidade escolar.
O Prefeito também solicitou aos presentes que enviem relatos sobre a situação das escolas do município, para que sejam executadas as ações pertinentes. “A responsabilidade não é só da secretária ou do prefeito, mas de todos nós. A minha responsabilidade com a educação não é só com a questão salarial dos professores ou com a infraestrutura das escolas, mas com o direito à educação de todas as crianças do município”.
Prêmio Escola Resiliente
Após o pronunciamento do chefe do Executivo, foram homenageadas, com o Prêmio Escola Resiliente, as escolas municipais que alcançaram, no ano de 2022, os melhores índices do Ideb, sendo respectivamente: o Centro Educacional Criança Esperança, a Escola Municipal Manoel Ribeiro Carneiro, a Escola Municipal Professora Maria Pasquarelli, a Escola Municipal Adão Graça, a Escola Municipal Antonio Osório Batista, a Escola Municipal Jardim do Éden, a Escola Municipal Monteiro Lobato e a Escola Municipal Professora Raydahlia Bittencourt de Oliveira.

 

Fonte: SEDUC/Porto Seguro

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *