A estudante Alice de Jesus Fernandes, 18, não esconde a satisfação com a aprovação no curso de Licenciatura em Linguagens e suas Tecnologias, na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). “Estou muito feliz com esta conquista, pois sou a primeira da minha família a ingressar no Ensino Superior e meus familiares estão muito orgulhosos. Além da preparação no CIEB, ter participado do Programa Universidade para Todos (UPT) foi um diferencial, porque aprendi muito, principalmente conteúdos de Biologia e Química”.
Paulo César Santos, 18, que irá cursar Licenciatura em Física, na Universidade Federal da Bahia (UFBA), também é o primeiro da família a entrar em uma universidade pública e conta que sonhava com esta carreira. “A minha mãe sempre teve o sonho de ter um filho estudando em uma universidade federal e, agora, isso se tornou uma realidade. Desde criança,
Ana Beatriz Farias, 18, já está na expectativa para iniciar a sua graduação em Ciências Biológicas, na UFSB. “É um passo muito grande na minha vida. Afinal, nos preparamos a vida toda para isso. Entrar em uma universidade federal ainda não é uma coisa fácil. Eu estou ansiosa para começar, pois é o início de muitos aprendizados e a abertura de novos horizontes”, comentou, empolgada.
Quem também está contente com a aprovação em Ciências Humanas e suas Tecnologias, na UFSB, é o estudante Clayton dos Santos, 18. “Eu sempre gostei da área de Humanas, como História e Filosofia, e queria estudar a sociedade em si. Então, entrar nesse curso, realmente, me empolgou e estou muito animado para aprender. Esta aprovação é um marco na minha vida”, afirmou.
Ações preparatórias – Para reforçar a preparação dos estudantes das escolas da rede estadual, a SEC promove o ENEM 100%, projeto realizado anualmente, entre julho e novembro, que consiste em aulões de revisão de diferentes componentes curriculares. No ano passado, a atividade envolveu 200 escolas e cerca de 8 mil estudantes. A SEC também desenvolve o Universidade para Todos (UPT), programa direcionado a alunos concluintes e egressos do Ensino Médio da rede, que visa contribuir com o ingresso dos estudantes ao Ensino Superior. Transformado em política pública de Estado, em 2020, o UPT é executado em parceria com as quatro universidades estaduais (UNEB, UESB, UEFS e UESC) e a Universidade Federal do Recôncavo (UFRB).
© Copyright 2020 Grupo A TARDE COMUNICAÇÃO
Wonderful Theme
Deixe uma resposta