Jerônimo Rodrigues falou sobre o impacto do programa na saúde e na aprendizagem dos estudantes. “Este é mais um compromisso firmado e cumprido, para garantir que os nossos estudantes tenham condições de permanecer em sala de aula com qualidade. Vamos avançar ainda mais, promovendo saúde aos estudantes, professores e trabalhadores da educação. A ação vai percorrer toda a Bahia. Neste primeiro ano, nossa meta é atender mais de 65 mil estudantes, mas esta é uma ação que vai se estender ao longo da nossa gestão, para assegurar a chegada do serviço a todos os municípios do Estado”.
A secretária Adélia Pinheiro disse que o programa alcançará outras especialidades. “O programa inicia as suas atividades com saúde bucal, mas deve se estender com saúde oftalmológica e outros elementos que irão fortalecer a saúde na escola. Quando falamos em combate à fome e alimentação escolar, nós também precisamos de saúde bucal, pois faz parte do bem-estar do estudante. A saúde vai impactar na qualidade de vida do estudante e, também, na capacidade de permanência dele na escola, com o conforto que nós esperamos que ele tenha”.
O estudante Davi Rocha, 19, 3º ano do Ensino Médio, foi um dos beneficiados pelo programa e falou sobre a oportunidade para a comunidade escolar. “Muitos estudantes não têm condições financeiras de fazer um tratamento dentário e ter serviços como este, de forma gratuita na escola, é uma boa oportunidade para colocar a saúde bucal em dia”, comentou.
A estudante Juliane Santos, 18, 3º ano, também procurou ser logo atendida. “Já tem um tempo que estou querendo ir ao dentista e, hoje, tive a oportunidade de ser atendida de forma gratuita na unidade móvel”, disse.
Os estudantes também recebem um kit de saúde bucal. Enquanto passam pela triagem e aguardam o atendimento, que ocorre de segunda a sexta, das 8h às 17h, são realizadas atividades educativas, como orientações sobre os cuidados com a saúde bucal. Para o acesso ao serviço é preciso apresentar o Cartão do SUS e documento de identidade. No caso de menor de idade, é preciso que a mãe, pai ou responsável assine um termo de consentimento entregue pela escola.
Atendimentos no mês de março
Na capital – De 20 a 31/03
© Copyright 2020 Grupo A TARDE COMUNICAÇÃO
Wonderful Theme
Deixe uma resposta