No final de 2021, a realização da 3ª Conferência Municipal de Educação de Santo Estevão (COMED) resultou num documento cujo objetivo foi atualizar o processo de monitoramento do Plano Municipal de Educação (PME), além de propor recomendações operacionais à Secretaria Municipal de Educação. Dentre essas recomendações estava a de proporcionar ao público da Educação de Jovens e Adultos (EJA), no seu processo de conclusão da etapa do ensino fundamental, a possibilidade de se profissionalizar.
No ano seguinte, 2022, os frutos da COMED começaram a ser colhidos quando as equipes pedagógica e administrativa da Secretaria Municipal de Educação passaram a discutir, junto com o Serviço Nacional da Indústria (SENAI) da unidade de Feira de Santana, a possibilidade de integrar à EJA no ano final do ensino fundamental, essa modalidade de ensino e o resultado está sendo percebido nestes dias.
Neste ano de 2023, a Secretaria passou a ofertar matrícula na modalidade EJA Profissionalizante. Mais de 150 novas matrículas foram realizadas e os estudantes do Eixo 5 (equivalente aos 8º e 9º anos), terão acesso aos cursos de mecânica de Motocicleta, Eletricista de Automóveis, Padeiro e Confeiteiro, Serralheiro e Pizzaiolo de forma gratuita e oferecidos pela parceria Prefeitura de Santo Estevão – SENAI.
As aulas que terão início já no mês de abril serão parte da formação fundamental dos estudantes, isto é, para serem certificados pelo SENAI e saírem profissionais no curso que participaram, os estudantes precisam ter garantida a frequência de 800 horas, sendo que dessa carga horária, 200 horas são dos componentes do núcleo profissionalizante.
Espera-se, enquanto resultado, a melhoria da qualidade de vida das famílias atendidas a partir dessa parceria e que esses novos profissionais possam atuar com competência e contribuam para a qualidade dos serviços prestados.
© Copyright 2020 Grupo A TARDE COMUNICAÇÃO
Wonderful Theme
Deixe uma resposta