As escolas da Rede Municipal de Ensino de São Francisco do Conde, em parceria com o CREAS (Centro de Referência de Assistência Social), realizaram no dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, atividades de conscientização com os estudantes, destacando a importância de falar sobre o tema e denunciar casos de abuso.
A semana do dia 18 de maio é marcada por campanhas de combate em todo o país, o que ficou conhecido como “Maio Laranja” ou “Faça Bonito”, campanhas estas que buscam conscientizar toda a população sobre a importância do tema, destacando os sinais e as consequências dos abusos, o que é crucial para identificar possíveis vítimas e intervir precocemente.
A proteção das crianças e adolescentes é responsabilidade de todos: família, escola, comunidade e poder público. A prevenção e o enfrentamento ao abuso sexual requerem uma abordagem abrangente, que envolve a conscientização, a educação, o fortalecimento dos mecanismos de denúncia e o acesso a serviços de apoio às vitimas.
A escola desempenha papel fundamental no combate a este tipo de violência, pois é um ambiente onde os jovens passam grande parte do seu tempo, portanto possui papel privilegiado na identificação, prevenção e intervenção em casos de abuso, já que também acaba se tornando um espaço onde esses jovens se sentem mais seguros e acolhidos.
Nesse sentido, as escolas municipais têm estabelecido um contato direto com os órgãos competentes e os serviços de proteção à criança, através do CREAS e profissionais da área de saúde, para garantir suporte abrangente às vítimas, incluindo os aspectos emocionais, jurídicos e sociais.
Foto: Divulgação.
© Copyright 2020 Grupo A TARDE COMUNICAÇÃO
Wonderful Theme
Deixe uma resposta