Com o objetivo de alertar a sociedade para a importância do combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, foi promovida uma caminhada pelas ruas do bairro Baianão, o mais populoso de Porto Seguro, conhecido também por ter um movimentado e diversificado comércio varejista. A caminhada aconteceu na tarde do dia 26/05, mas em alusão a data de 18/05, conhecida como Maio Laranja. Essa data ficou marcada nas crônicas policiais do país devido à morte da menina Araceli, em Vitória/ES, no ano de 1973, o que gerou repercussão nacional na época.
O evento foi uma realização da Associação Arte e Cultura do Bairro Baianão (AACBB), em conjunto com a Prefeitura Municipal de Porto Seguro, representada pelas secretariais municipais de Educação, Cultura e Patrimônio Histórico (SEDUC) e de Assistência Social, contando também com os apoios do Conselho Tutelar e do Governo do Estado da Bahia.
Participaram servidores públicos, ativistas e também estudantes do Colégio Municipal Paulo Souto, que caminharam pelas ruas mais movimentadas do bairro, levando mensagens de conscientização a comerciantes, pais e/ou responsáveis por crianças e adolescentes. A caminhada foi conduzida pelo coordenador de projetos da AACBB, Tiago Maciel.
A secretária municipal de Educação, Dilza Reis, chamou a atenção para a importância das famílias ficarem atentas ao comportamento das crianças, o que pode se refletir no seu rendimento escolar. “Vamos ficar atentos, se a criança está triste, se ela não está com vontade de aprender, de ir à escola”, salientando que os casos de abuso e exploração sexual infanto-juvenil costumam gerar efeitos perceptíveis na comunidade escolar. “O público que é alvo desse tipo de abuso está nas nossas escolas. Estamos exaustos de ver crianças que não conseguem aprender, porque foram abusadas. Somos professores, somos mães e pais e temos que cuidar das nossas crianças”.
O conselheiro tutelar Moisés Damasceno da Silva enfatizou que órgãos como o Conselho Tutelar e o Ministério Público estão empenhados em combater esse tipo de crime. “A passeata é um grito de alerta! Estamos vigilantes e temos que coibir essa prática perversa, para que não continue ceifando a infância das nossas crianças. Fiquem atentos, porque o agressor pode estar no lar de vocês. Se tiverem conhecimento de algum crime, denunciem, liguem para o Disque 100”.
Representando o governador Jerônimo Rodrigues e o secretário estadual de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), Davidson Magalhães, o chefe de gabinete de Davidson, Juremar de Oliveira, declarou que a causa defendida no evento é de todos e que o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes precisam ser combatidos junto com o trabalho infantil, que é outra chaga da sociedade brasileira. “Criança precisa de escola, de carinho e de proteção. É dever da família, da escola, do governo e da sociedade a proteção integral da criança e do adolescente”, ressaltando que é necessário se quebrar os ciclos da miséria e da violência que afligem esse público.
© Copyright 2020 Grupo A TARDE COMUNICAÇÃO
Wonderful Theme
Deixe uma resposta