Neste domingo, 25 de junho, o município de Cachoeira se tornou, por um dia, a capital da Bahia. A tradição ocorre desde o ano de 2007, através da Lei 10695/07, pois em 25 de junho de 1822 teve início na cidade as batalhas pela Independência do Brasil. A data é celebrada com muitas homenagens, entre elas, o Desfile Cívico, coordenado e organizado pela Secretaria de Educação, com importantes temas que relembram a história da Estado.
A abertura do desfile contou com a presença do governador da Bahia Jerônimo Rodrigues (PT), da prefeita de Cachoeira, Eliana Gonzaga (Republicanos), autoridades políticas, representantes do exército e fanfarras de diversas cidades baianas.
O Centro de Referência e Atenção à Mulher (CRAM) participou do desfile lembrando as lutas pelos diretos das mulheres. A rede de Ensino da cidade desfilou destacando o tema: “Nossos passos vêm de longe: conquistas que inspiram, lutas que impulsionam”.
As escolas municipais abordaram temas importantes como: “Povos tradicionais; Direitos fundamentais da Constituição de 1988; Lutas e Conquistas das Mulheres; Direito à Educação, Construção e Consolidação da democracia; Liberdade de Crença; Liberdade de Expressão; Combate as Fake News; Direito à Saúde pública; Valorização do SUS e o Combate ao Racismo.
“Todos os temas trouxeram para o contexto do desfile as lembranças da coragem dos nossos ancestrais, inspirados nas lutas que moveram e movem a nossa bandeira, as vitórias e conquistas da heroicas de Cachoeira. A nossa gestão valoriza a educação, pois ela é uma ponte para uma vida digna e justa, com igualdade de direitos para todos”, disse Eliana Gonzaga.
© Copyright 2020 Grupo A TARDE COMUNICAÇÃO
Wonderful Theme
Deixe uma resposta