Vitória Couto é a quarta estudante da sua região a ganhar o concurso, que já foi conquistado em 2008, 2014 e 2018, por outras jovens de escolas estaduais na área do Núcleo Territorial de Educação do Sertão Produtivo (NTE 13). “É muito emocionante esta conquista, inclusive para mostrar que podemos mudar o futuro de nosso Brasil começando agora. Os estudantes da rede estadual pública podem, sim, alcançar inúmeros espaços e o que eles quiserem de sua vida”, falou emocionada.
O tema da redação, deste ano, foi “Saúde Mental nas Escolas Públicas”. Filha de professora e concluinte do Ensino Médio, para Vitória, que pretende cursar Medicina, a importância de trabalhar o emocional em toda a comunidade escolar ficou muito em evidência, principalmente, no período da pandemia. Sua redação foi escolhida entre mais de mil escolas na Bahia. No texto, ela sugere que seja feita uma mudança curricular que priorize a saúde mental dos estudantes, desde o Ensino Fundamental ao Ensino Superior.
A aluna viajou acompanhada da professora Ana Maria Cardoso da Silva e da coordenadora de Políticas para a Juventude da Secretaria da Educação do Estado, Larissa Lima. “Às vezes, ouvimos que os jovens não se interessam pela política ou por questões relacionadas com a vida em sociedade. Esta experiência revela justamente o contrário. Temos jovens aqui que querem conhecer como funcionam os três poderes, o espaço legislativo. É a partir dessas experiências que é despertado também o desejo de ocupar os espaços de decisão, como esses estudantes da rede pública que estão no Senado Federal para construir projetos de lei e conhecer melhor a vivência dos senadores”, declarou Larissa Lima.
Além desta vivência com os demais estudantes, Vitória será recebida em uma audiência pelo senador, Jacques Wagner.
Jovem Senador – O programa é fruto de uma parceria entre o Senado Federal e as secretarias estaduais da Educação. Para participar, o candidato deve estar matriculado e frequentar uma escola pública, além de ter, no máximo, 19 anos completados até 31 de dezembro de 2023. A proposta do programa é incentivar os jovens selecionados a simularem a atuação dos senadores da República em uma legislatura com cinco dias de duração.
A tarefa começa com a posse e eleição da mesa (presidente, vice e secretários) e termina com a aprovação dos projetos e sua publicação no Diário do Senado Federal. As sugestões acatadas são encaminhadas à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) da Casa. Cada jovem senador, além da viagem com passagem aérea, hospedagem, alimentação e locomoção incluídas, ganhará um notebook como prêmio.
Fonte: Ascom/SEC
© Copyright 2020 Grupo A TARDE COMUNICAÇÃO
Wonderful Theme
Deixe uma resposta