Foto: Divulgação
O estudante Edinael Menezes,19, 3º ano do Colégio Democrático Estadual Marcos Freire – Tempo Integral, no município de Barreiras, conquistou o primeiro lugar na Olimpíada Brasileira de Matemática em Libras (OBMLibras). Edinael é o único estudante surdo baiano a alcançar este feito e esta não é a primeira vez que ele é medalhista da OBMLibras. Na edição de 2022, o aluno conquistou o terceiro lugar. A premiação de 2023 acontece virtualmente, no dia 27 de novembro, no site oficial do Sinaliza Enem (www. sinalizaenem.com.br).
“Eu fiquei muito feliz com esta conquista. Gosto muito de Matemática e essa disciplina não se importa em saber quem você é ou quais limitações você tem. Tenho um professor muito bom, o Gustavo, que é paciente e sempre nos mostra os melhores caminhos para alcançar os resultados. Pretendo fazer o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e seguir na Matemática, pois foi esta área que abriu portas na minha trajetória de estudante”, relatou Edinael Menezes.
O professor de Matemática da unidade escolar, Gustavo Barbosa, destacou que o uso da Libras no ensino do seu componente curricular promove a inclusão de estudantes surdos em salas de aula regulares, garantindo que eles tenham acesso igualitário à educação matemática. “A Matemática também desempenha um papel fundamental na promoção da acessibilidade e inclusão dos alunos surdos, permitindo que eles participem ativamente das aulas e compreendam os conceitos matemáticos de maneira significativa”, avaliou o educador, destacando que o trabalho em sala de aula facilitado pelo intérprete de Libras da unidade, Pedro Gomes Jr., foi fundamental para que Edinael obtivesse a conquista na competição.
Pedro Gomes Jr. disse que Edinael realizou a prova em sua língua materna e ele acompanhou todo o processo evolutivo do aluno. O intérprete também pontuou a importância da educação em tempo integral e da educação inclusiva para os estudantes. “A Educação Inclusiva se faz presente no momento em que as diferenças são respeitadas e os espaços são adequados a todas as pessoas com ou sem deficiência. Foi o caso da OBMLibras, que forneceu a prova toda sinalizada, agilizando a interpretação e compreensão das questões. E a escola em tempo integral oportunizou ao estudante surdo o maior envolvimento e assiduidade com as disciplinas escolares, especialmente nas habilidades matemáticas”.
Sobre a OBMLibras – A Olimpíada Brasileira de Matemática em Libras é a primeira e única competição científica de âmbito nacional realizada completamente em Língua Brasileira de Sinais (Libras). A prova é feita anualmente em escolas públicas e privadas com estudantes surdos em todas as regiões do Brasil. Os alunos recebem o acesso a uma plataforma com as questões gravadas em vídeo, elaboradas por professores surdos e ouvintes.
© Copyright 2020 Grupo A TARDE COMUNICAÇÃO
Wonderful Theme
Deixe uma resposta