O Instituto Brasil Solidário (IBS), por meio do projeto Plano Bienal Brasil Solidário, promoveu nesta terça-feira (7), oficinas práticas em teatro de bonecos, fotografia, desenho e pintura, na cidade de Lauro de Freitas, município parceiro do Programa A TARDE Educação. As atividades que seguem até quinta-feira (9), conta com capacitação em mediação de leitura e catalogação de acervo, incluindo a construção de espaços literários com materiais para montagem da biblioteca junto à entrega de um kit para os projetos de leitura com fantoches, aventais e sacolas.
As ações incluem ainda doação de 500 livros para serem utilizados nos projetos de incentivo à leitura na rede pública de ensino e 3 câmeras fotográficas que ficarão para os alunos desenvolverem as atividades. No último dia do evento, terá apresentações de teatro de bonecos, fotografias e atividades culturais promovidas pelos próprios participantes.
As formações gratuitas estão sendo realizadas na Escola Municipal Jovina Moreira Rosa. O evento tem o apoio da Secretaria Municipal de Educação e pretende mobilizar mais de 200 pessoas, entre educadores, coordenadores pedagógicos, diretores, alunos e técnicos do órgão.
Segundo Antonia Geny, técnica da Secretaria Municipal de Educação, a oportunidade de fazer as formações no formato EaD e logo após vivenciar as práticas presencialmente, permite um engajamento que gera impacto direto nas boas práticas replicadas em sala de aula. “Só nesse primeiro dia da ação presencial recebi vários relatos dos educadores encantados com as atividades e compartilhando que gostariam que os colegas da rede estivessem aqui. Então quando vejo esse engajamento fico muito feliz, sabendo que eles estão saindo dessa capacitação querendo replicar o aprendizado”, destacou.
De acordo com Luis Salvatore, diretor presidente do Instituto Brasil Solidário, o momento das oficinas práticas presenciais abre um leque de oportunidades para potencializar as habilidades dos estudantes junto às práticas pedagógicas, além de apresentar alternativas sustentáveis que podem ser multiplicadas em toda a rede e comunidade. “As oficinas são realizadas com materiais de fácil acesso na escola e comunidade. Vamos apresentar a construção de espaços literários, confecção de marionetes, de fantoches sendo produzidos com material reciclado que pode ser replicado dentro e fora da sala de aula. A ideia é promover um intercâmbio entre a comunidade e o público escolar, contribuindo para o engajamento dos estudantes e até inspirando práticas que possam gerar renda para as famílias desses alunos”, pontuou.
Sustentabilidade, arte e cultura como tema transversal
Utilizando materiais reciclados, reaproveitados e de fácil acesso na comunidade, as oficinas apresentarão ideias simples, replicáveis e que já são implementadas nas 5 regiões do Brasil através da metodologia do Programa de Desenvolvimento da Educação – PDE, tecnologia social do Instituto Brasil Solidário.
No eixo de Incentivo à Leitura, a escola ganhará espaços literários lúdicos e criativos com mobiliários sendo construídos a partir da reciclagem. Os cantinhos de leitura terão pufes, prateleiras e nichos de paletes, além de almofadas, tapetes e aventais literários sendo produzidos nas oficinas de leitura, com retalhos e restos de tecido. No Teatro de Bonecos, todos os personagens serão construídos com garrafas PET, pedacinhos de PVC e retalhos coletados pelos alunos da escola, práticas que poderão ser mobilizadas de forma interdisciplinar nas atividades pedagógicas em sala de aula.
SERVIÇO
Oficinas Práticas de Arte e Cultura em Lauro de Freitas
Data: De 07 a 09 de novembro
Horário: 08h às 17h
Local: E.M Jovina Moreira Rosa
(Rua Roque José da Silva 48 Loteamento Miragem – Buraquinho, Lauro de Freitas – BA, 42709-420)
Fotos: Divulgação
© Copyright 2020 Grupo A TARDE COMUNICAÇÃO
Wonderful Theme
Deixe uma resposta