O Encontro Intermunicipal Bahia Políticas Públicas de Educação Antirracista, promoveu na cidade de Cachoeira, apresentações culturais e mesa redonda com a especialista em educação das relações étnico-raciais e pedagoga Célia Rosa. O evento realizado na última quinta-feira (16), aconteceu na Estação Ferroviária.
No local, houve trocas de informações dos grupos da Parceria pela Valorização da Educação (PVE), das cidades de Cachoeira, Camaçari, Governador Mangabeira, Maragogipe e São Félix.
A gestora do PVE, Luciana Faria Alves, afirmou que um longo caminho já foi percorrido, desenvolvendo novos aprendizados que aperfeiçoaram o programa. “A educação não se faz sozinha, e sim com ações conjuntas em prol do ensino para que cada criança possa aprender com os seus direitos garantidos”.
A prefeita da cidade, Eliana Gonzaga (Republicanos) destacou a importância do evento. “Nosso município saiu na frente com o Plano Municipal de Educação Antirracista. É fundamental que outras cidades sigam o nosso exemplo e criem políticas públicas voltadas para esta área. O racismo se combate desde cedo e a escola é um lugar de debate e trocas de ideias”.
O secretário de educação do município, Roberto Franco, ressaltou que a cidade é um modelo na política de ensino antirracista. “As demais cidades usam o nosso modelo como parâmetro para construção das suas políticas voltadas para o tema. Neste encontro tivemos a oportunidade de mostrar o nosso Plano Municipal de Educação Antirracista já em execução”.
O Encontro Intermunicipal Bahia Políticas Públicas de Educação Antirracista teve realização da Votorantim e contou com o apoio do Instituto Votorantim e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Bndes).
Premiação
O Projeto do Encontro Intermunicipal surgiu no “Encontro Impacto Positivo” realizado em São Paulo, com 45 municípios, em que a cidade de Cachoeira recebeu o Prêmio Espírito Público com o Plano Antirracista, implementado em 2022.
A Votorantim indicou os municípios de Cachoeira, Camaçari, Governador Mangabeira, Maragogipe e São Félix pelo fortalecimento local onde atuam e por seus importantes papéis com resultados positivos, apontados pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Foto: Divulgação
© Copyright 2020 Grupo A TARDE COMUNICAÇÃO
Wonderful Theme
Deixe uma resposta