O município de Luís Eduardo Magalhães (LEM) conta com uma instituição, sem fins lucrativos, que realiza o trabalho de atendimento às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Fundada em 2016, a Associação de Amigos do Autista de LEM, atende atualmente 500 pessoas e conta com a parceria da prefeitura, através de convênio firmado por meio da Secretaria Municipal de Educação.
O atendimento na instituição é gratuito, individualizado e conta com uma equipe multiprofissional. A diretoria da entidade é formada em sua maioria, por mães de crianças autistas que viram na parceria, um caminho para buscar um lugar de acolhimento para outras crianças com o mesmo transtorno.
O autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento, caracterizado por alguns comprometimentos na interação e comunicação social, associado a padrões de comportamentos repetitivos e restritos. O diagnóstico e o tratamento precoce são determinantes para a autonomia da criança.
O Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado no dia 2 de abril, foi declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007, com o objetivo de reduzir a discriminação e preconceito com as pessoas que apresentam o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Foto: Divulgação
© Copyright 2020 Grupo A TARDE COMUNICAÇÃO
Wonderful Theme
Deixe uma resposta