Escolas de Cachoeira participam do I Fórum de Transição do Ensino Fundamental para o Ensino Médio

 

O I Fórum de Transição do Ensino Fundamental para o Ensino Médio foi realizado nesta última terça-feira, 22, no Colégio Estadual Quilombola da Bacia e Vale do Iguape (CEQBI), em Cachoeira, no Recôncavo da Bahia. O evento reuniu estudantes das Escolas General Alfredo Américo, 1º Grau de São Francisco e a Escola Municipal Santiago do Iguape.

 

 

A abertura do Fórum contou com apresentação cultural realizada pelos estudantes do CEQBI, discursos institucionais dos representantes legais da Secretaria Municipal de Educação e do Colégio Estadual.

 

 

“Ficamos incomodados e preocupados com a transição de passagem de ciclo, por isso, resolvemos traçar estratégias para superar as possíveis dificuldades, com o objetivo principal de que haja entrosamento com professores que irão lecionar em suas turmas, estudantes dos 9º e 1º ano. O evento preparou os alunos para as mudanças que irão influenciar nas suas rotinas como: número de disciplinas, quadro de professores, e adaptação aos novos colegas de classe”, afirmou o diretor de Ensino da Secretaria de Educação, Jacó Souza.

 

 

“Diante dos impactos que essa transição pode ocasionar na vida dos estudantes, pensamos em estratégias para acolhê-los e suavizar esse processo de passagem para o 1º ano do Ensino Médio. Realizamos atividades de integração e diálogos abertos, abordando medos, expectativas e ansiedades, com orientações e esclarecimento de dúvidas sobre a próxima etapa acadêmica de suas vidas. É um momento em que os adolescentes vivem outros conflitos como: a puberdade, mudanças físicas, cognitivas e emocionais”, acrescentou a coordenadora dos Anos Finais, Driele Alana Silva dos Santos.

 

 

Expo Educação

 

As escolas municipais de Cachoeira também participaram da Expo Educação, que ocorreu nesta sexta-feira, 25. O evento conta com os trabalhos dos estudantes desenvolvidos durante o ano letivo de 2024.

 

 

A Expo Educação é o espaço para os estudantes discutirem inovações, e compartilharem conhecimentos culturais, desde a educação básica à conclusão do ensino médio, com palestras, apresentações culturais, exposição de artes e muita criatividade.

 

Foto: Divulgação/Secretaria Municipal de Educação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *