A prefeitura de Cachoeira, no Recôncavo da Bahia, por meio da Secretaria de Educação, realizou o Sarau Afro Cachoeira, em alusão a Semana da Consciência Negra. O evento ocorreu no sábado, 23, no auditório da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).
Durante o encontro, foi realizada a premiação de um concurso literário, do projeto Leituras e Escrevevidências. Foram premiados oito estudantes da rede municipal de ensino, quatro na 1° colocação e quatro na 2° colocação, das escolas gerais e escolas quilombolas. Houve ainda apresentações culturais dos estudantes de diversas escolas da rede de ensino.
O secretário de educação do município, Roberto Franco, destacou os importantes avanços conquistados na gestão da atual prefeita Eliana Gonzaga. “Uma mulher negra que conhece as marcas do racismo e disponibiliza todos os esforços e prioridades, para uma educação inclusiva. Criando junto ao poder legislativo, o plano Municipal de Educação Antirracista, premiado nacionalmente, e que não ficou só no papel, pois vem sendo aplicado na prática, em todas as escolas do município”, disse.
A vice-prefeita da cidade, Cristina Soares, participou do evento, representando a prefeita Eliana Gonzaga, que estava cumprindo agenda em Brasília. Ela ressaltou a importância de se falar de Consciência Negra nas escolas.
“O racismo machuca pessoas, principalmente, quando se trata de crianças e adolescentes, precisamos bater de frente com todo tipo de preconceito, que ferem os sentimentos e tiram dos nossos estudantes o prazer de estar em sala de aula, afetando o seu potencial de aprendizado e lhes tirando o interesse pelos estudos”, afirmou.
© Copyright 2020 Grupo A TARDE COMUNICAÇÃO
Wonderful Theme
Deixe uma resposta