Cachoeira recebe Selo UNICEF 2021-2024

 

O município de Cachoeira, no Recôncavo da Bahia, recebeu o Selo UNICEF, que qualifica as cidades que melhoraram suas políticas públicas voltadas às crianças e adolescentes, entre 2021 e 2024, em comparação à média nacional em pelo menos três indicadores de saúde, educação e proteção contra violência.

 


A solenidade de entrega aconteceu nesta terça-feira, 17, na União dos Municípios da Bahia (UPB), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. 

 

 

De acordo com o secretário de Educação da cidade de Cachoeira, Roberto Franco “o centro das ações são pautados na contribuição de crianças e adolescentes, quais são protagonistas da existência do Selo, na defesa dos direitos humanos, com melhorias nos índices de desenvolvimento da qualidade de vida de crianças e adolescentes, na educação, na saúde e na proteção social, com metas de vacinação”. 

 

 

“Além da busca ativa escolar, estratégias de proteção contra todo tipo de violência, inclusão social dos jovens no mercado de trabalho, água limpa nas escolas, capacitação dos servidores, meio ambiente, taxa de vacinação e rematrícula escolar”, completou. 

 

 

A prefeita da cidade, Eliana Gonzaga ressaltou que “só foi possível alcançar as metas com o empenho dos nossos servidores públicos, que comigo aceitaram o desafio apresentado pela UNICEF, um trabalho conjunto que nos exigiu muita dedicação”. 

 

 

“O Selo é uma afirmativa para no nosso município, que nós melhoramos a qualidade de vida das nossas crianças e adolescentes, o compromisso das redes de educação, saúde e proteção social, surgiram efeitos. Estamos no caminho certo, nossa meta agora é manter os bons resultados e melhorar ainda mais, um trabalho conjunto que com certeza nos traz resultados eficazes”, acrescentou.

 

 

Gisele Aguiar, Defensora Pública da Infância e Juventude, também Coordenadora das Especialidades da Defesa dos Direitos das Crianças e do Adolescentes da Defensoria Pública do Estado da Bahia, afirmou que “se sente feliz vendo 69 municípios da Bahia recebendo o prêmio, o que significa que foi feito um trabalho de efetivo apoio, na profissionalização de adolescentes e jovens, que modificaram a vida de crianças e adolescente. Esses municípios disseram sim para o desafio de buscar melhorias, com desenvolvimento em rede, para que nossas crianças e adolescentes possam crescer e se desenvolver com qualidade e dignidade”.

 

 

A coordenadora das ações do Selo UNICEF nos estados da Bahia, Minas Gerais e Sergipe, Helena Oliveira, destacou que o “Selo é concedido aos municípios que aderem ao projeto. Uma iniciativa nacional, atuando há 25 anos, em 2.100 municípios nas regiões Nordeste, Norte e em Minas Gerais, priorizando áreas com extrema vulnerabilidade, buscando melhorias nas políticas públicas para crianças, adolescentes e jovens”.

 

 

“O Selo Unicef é uma afirmação do compromisso dos municípios com a proteção social dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes, que envolve: gestores, articuladores, secretários e secretárias. Vocês estão aqui sendo reconhecidos internacionalmente, em uma estratégia que não é exclusiva da Bahia mas, é uma estratégia nacional sendo desenvolvida em 17 estado nesses 25 anos, onde realizamos muitas metodologias, aperfeiçoamos as nossas técnicas e tivemos diversas acessórias”, concluiu Helena Oliveira.

 

Foto: Divulgação/Secom Cachoeira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *