A Secretaria de Educação de Cachoeira encerrou a Jornada Pedagógica 2025 nesta sexta-feira, 14, promovendo reflexões, ações e avaliações para aprimorar as práticas e a qualidade da educação no município.
A vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo, Cristina Soares, esteve presente na Mesa de Abertura, representando a prefeita da cidade, Eliana Gonzaga.
“Hoje estou na gestão executiva, mas também sou educadora e compartilho com todos vocês a missão de conquistar novos avanços para a educação. Me coloco à disposição para colaborar no propósito de direcionar nossos estudantes na jornada de um futuro melhor”, destacou.
Entre as programações, o evento contou com a palestra da diretora do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Rita de Cássia Dias. A especialista abordou o tema central da jornada “Comunidades de Aprendizagem – fortalecendo a construção colaborativa de saberes”.
Segundo ela, “precisamos pensar formas de integrar pessoas, associando a gestão pedagógica e a gestão administrativa das escolas, em uma conexão entre indivíduos, comunidades e instituições. Conhecer os espaços que habitamos traz inúmeras possibilidades de aprendizagem mútua, a partir dos diferentes olhares dos sujeitos sobre o mundo, com suas particularidades, na construção coletiva do que somos”.
Na segunda-feira, 10, ocorreu o encontro coletivo final da jornada, pautado na análise de indicadores e sistemas de avaliação da educação no Brasil, como IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), IMED (Índice de Monitoramento da Educação), SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica), SABE (Sistema de Avaliação da Educação) e IDEBA (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado da Bahia).
Os professores Marco Botêlho e Tânia Nunes, especialistas em formação docente e avaliação externa (SABE/SAEB), discutiram os resultados sistêmicos e os fatores que impactam a qualidade da educação. O foco foi aprimoramento dos índices, visando melhor desempenho dos estudantes.
“O aluno não pode passar para a série seguinte sem compreender a série atual que está cursando, para uma aprendizagem adequada, com a proficiência de cada estudante verificando suas habilidades. É preciso estar padronizando os planos de curso e os adaptando de acordo com os dados, para alcançar resultados no desempenho dos estudantes, de acordo com o planejado, alinhando os saberes e os conhecimentos”, pontuou Marco.
A professora Tânia complementou: “o tempo de aprendizagem precisa ser cumprido no período anual do aprendizado, atendendo as condicionalidades para os recursos serem liberados e atender as reais necessidades, oferecendo educação igualitária e com equidade para todos”.
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