Com espaços temáticos e degustação de produtos derivados do chocolate, estudantes das fábricas-escola de chocolate ligadas às unidades da rede estadual de ensino participam, até próximo domingo, 20, em Ilhéus, da 44ª edição do Festival Internacional do Chocolate e Cacau da Bahia (Chocolat Festival), maior evento do setor na América Latina. A abertura, que aconteceu na noite dessa quinta-feira, 17, contou com a presença da secretária estadual da Educação, Rowenna Brito.
Para este ano, a Secretaria da Educação do Estado (SEC) montou a Fantástica Mini-Fábrica do Chocolate, organizada em três ambientes temáticos: Espaço Instagramável, Monitoria Interativa e Exposição de Produtos (incluindo uma linha de cosméticos à base de nibs). A proposta é evidenciar o potencial criativo, a inovação e o empreendedorismo dos estudantes.
A secretária Rowenna reforçou a importância dos estudantes participarem do festival. “Nos cursos se ensina toda a cadeia produtiva do cacau, do plantio à produção de produtos derivados, e no evento são apresentadas outras possibilidades relacionadas ao mundo do trabalho”.
Alécio Aidan Araújo, 17 anos, 2º ano do Curso Técnico em Agroindústria, disse ser gratificante participar da feira. “É a primeira vez que participo do evento e fico feliz de mostrar o que aprendo e produzo no curso”.
Educação Profissional
A SEC possui quatro escolas-fábrica de chocolate (Ilhéus, Gandu, Arataca e Ipiaú). As unidades têm o papel fundamental ao proporcionar práticas pedagógicas para estudantes dos cursos técnicos da Educação Profissional.
Com mais de 480 matriculados, os estudantes aprendem sobre a fabricação de chocolate e derivados do cacau; confeitaria e pâtisserie; manutenção de equipamentos e máquinas; e boas práticas de fabricação.
De 2023 a 2025 foram investidos, aproximadamente, R$ 2,5 milhões em insumos para as escolas especializadas.
© Copyright 2020 Grupo A TARDE COMUNICAÇÃO
Wonderful Theme
Deixe uma resposta