Projetos inovadores, como o “Biocimento: precast de papel e fibra de coco para pavimentação intertravada de calçadas”, desenvolvido por estudantes do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) do Sisal, marcaram o estande da Secretaria da Educação do Estado (SEC), durante os quatro dias do 20º Fórum Nacional Ordinário da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME).
O evento foi encerrado nesta quarta-feira, 30, no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador. Nesse espaço, a SEC ofereceu, também, orientações especializadas sobre programas e ações da Educação da Bahia.
“A Secretaria da Educação se fez presente no fórum com um estande estratégico, levando políticas públicas e assistência técnica para fortalecer a educação nos municípios. Nosso compromisso é levar educação de qualidade a todos os cantos do Estado, especialmente às comunidades mais vulneráveis. Assim, aproximamos a gestão estadual dos secretários municipais para, juntos, fortalecermos a educação da Bahia e do Brasil”, disse a secretária Rowenna Brito.
No estande, os técnicos da SEC compartilharam informações sobre convênios com municípios, transporte escolar, o Sistema de Avaliação Baiano da Educação (SABE), programas de alfabetização e formações continuadas para educadores e equipes técnicas das redes municipais.
Cerca de 2.500 participantes, entre gestores municipais, representantes federais, especialistas e parceiros institucionais, participaram do último dia do fórum, quando foi realizada a plenária final da UNDIME e a posse da nova diretoria executiva e do conselho fiscal da entidade.
A secretária Rowenna reforçou a importância do regime de colaboração e do apoio técnico às redes municipais. “Aqui, na Bahia, o regime de colaboração é prioridade. A nova diretoria da UNDIME tem grandes desafios, como a construção do Plano Nacional de Educação, e pode contar com o nosso apoio. Seguimos juntos, fortalecendo a educação pública no Brasil”, declarou.
Além da posse, a programação do último dia do fórum incluiu mesas temáticas que debateram temas estratégicos como “Os desafios da implementação da educação integral em tempo integral e os impactos da EC 135/2024” e o painel “Monitoramento e avaliação dos planos municipais de educação em vigência e sua prorrogação”, que trouxeram contribuições para o planejamento e acompanhamento das metas educacionais municipais.
© Copyright 2020 Grupo A TARDE COMUNICAÇÃO
Wonderful Theme
Deixe uma resposta