Alunos da escola municipal de Conquista são medalhistas em olimpíada internacional de matemática

Alunos medalhistas do 5º ano B entre Ana Cláudia e Daniela: Caliane, Carlos Felipe, Eloisa, Jean Flávio e Tiago

 

 

Na última Olimpíada Internacional Mathématiques Sans Frontières 2025, que aconteceu em maio, os alunos do 5º e 6º ano, da Escola Municipal Juiz Dr. Gildásio Pereira Castro, em Vitória da Conquista, receberam medalha de bronze em nível regional (Nordeste) e menção honrosa em nível nacional. O resultado foi divulgado neste mês de agosto. 

 

 

 

 

De acordo com o titular da Secretaria Municipal de Educação, Edgard Larry, trata-se de mais uma vitória da rede municipal. 

 

 

 

 

“Parabenizo a todos os servidores que contribuíram para a aprendizagem dos alunos e aos estudantes pela vitória obtida neste trabalho de equipe. Estamos procurando, a cada dia, ofertar uma educação pública de qualidade com o objetivo de formar indivíduos, cidadãos do bem para o futuro do nosso país. E resultados como esse nos mostram que estamos no caminho certo, trabalhando com seriedade e dedicação”, disse.

 

 

 

 

A diretora da escola, Daniela Costa, falou do orgulho e alegria de ver os alunos se destacando na olimpíada. 

 

 

 

 

“Agradeço à equipe pelo esforço, aos professores, coordenadores que inscreveram e acreditaram no potencial, e aos alunos que foram maravilhosos, com o esforço deles e com o aprendizado adquirido na escola”. 

 

 

 

 

Daniela acrescentou ainda que toda a aprendizagem se dá de maneira significativa. “Nossa coordenadora sempre faz um trabalho com muito empenho junto aos professores para que o ensino e a aprendizagem aconteçam de fato. Os alunos têm aprendido e mostrado que também são capazes. Nós podemos, com nosso conhecimento, chegar a qualquer lugar. Estamos colhendo os frutos trabalhados ao longo destes anos”.

 

 

 

 

 

A coordenadora escolar, Ana Cláudia Santana, disse que o projeto de jogos matemáticos desenvolvido na unidade estimulou a participação dos alunos nas olimpíadas. 

 

 

 

 

 

“Foi uma experiência incrível vê-los interagindo entre si, tentando encontrar uma solução, superando as dificuldades. Concorrendo com alunos do mundo todo, agora podem ser convidados a participar de uma nova etapa em outro país. Estamos trabalhando projetos, metodologias ativas, para mostrar a matemática prazerosa que está no nosso cotidiano”, afirmou.

 

 

 

 

 

Para a professora do 5° ano, Léia Silva, cujos alunos do 6° ano também passaram por ela, a comemoração está sendo muito gratificante. “Ficamos sem palavras. O mérito é todo deles. Todas as questões abertas, eles fizeram tudo sozinhos em uma competição internacional”.

 

 

 

 

Léia também explicou que faz o possível para que os alunos tenham prazer em estudar matemática. “Procuramos trazer os assuntos de forma mais fácil e lúdica. Para mim, está sendo a maior recompensa saber que eles estão aprendendo. Estou muito feliz com esta visibilidade, muito gratificante. Toda escola está empolgada”.

 

 

Medalhistas do 6° ano B: Carlos Daniel, Márcio Vinícius, Samuel e Jhon Lucas

 

 

 

 

O aluno do 6º B, Carlos Daniel, considerou importante o trabalho em equipe. “Achei que era muito difícil, mas, com ajuda dos amigos, nós conseguimos melhorar. Um ajudava o outro, tirávamos as dúvidas uns com os outros. Foi um trabalho em equipe”.

 

 

 

 

Para o aluno do 5º ano B, Tiago Pacheco da Silva, foi muito bom participar. “Gosto de matemática e espero participar de outras. Todo mundo se ajudou. Está sendo a melhor coisa estudar aqui. Tenho aprendido  muito”.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *