Amargosa celebra EJA com ‘Entardecer Cultural’ e mostra pedagógica

Estudantes da EJA da rede municipal de Amargosa – Foto: Divulgação

 

 

 

O Entardecer Cultural da Educação de Jovens e Adultos (EJA) foi realizado em Amargosa, reunindo mais de mil participantes entre estudantes, professores, gestores, autoridades e visitantes de todo o Vale do Jiquiriçá. O evento reforçou a importância da EJA como espaço de valorização das trajetórias de vida e fortalecimento da cidadania.

 

 

 

 

 

Promovido pela Prefeitura de Amargosa, por meio da Secretaria Municipal de Educação, o encontro contou com apresentações artísticas e culturais, como samba de roda, jogral, recital de poesia e cordel, casamento caipira, intervenções musicais, mística de abertura e desfiles.

 

 

 

 

Um dos destaques foi a mostra pedagógica, que expôs atividades do primeiro semestre letivo. As produções foram desenvolvidas a partir do projeto de leitura ‘Agroecologia: a Ciência entre a Terra e a Mesa’ e do Julho das Pretas, mobilizando estudantes das 25 escolas da rede municipal, tanto da zona urbana quanto da zona rural.

 

 

 

 

Nos estandes, o público conheceu trabalhos em diversas linguagens, como: fotografias, cartazes, maquetes, cordéis, poesias, livros de receitas com plantas medicinais, artesanatos em argila, fibras de bananeira e materiais recicláveis, além de pinturas em tela e tecido, jogos educativos e outros produtos confeccionados pelos próprios alunos da EJA.

 

 

 

 

A secretária municipal de Educação, Selidalva Gonçalves, destacou que o Entardecer Cultural é um marco para a educação local.

 

 

 

 

“A EJA é espaço de reconhecimento, de produção coletiva e de reafirmação da identidade e da cultura de nosso povo, mas é também a demonstração do domínio do conhecimento acessado na escola. O que presenciamos foi uma amostra científica que abordou conteúdos dos componentes que eles estudam, dos projetos que desenvolveram, além do debate politizado que alcançou os fundamentos da agroecologia e étnico-racial”, disse.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *