Simões Filho promove 1º encontro do Núcleo de Cidadania com foco em temas sociais – Foto: Divulgação
Estudantes de diferentes unidades escolares de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador, participaram do 1º Encontro do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA). O encontro aconteceu na última segunda-feira, 17, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SEMED).
Durante o evento, foram eleitos dois titulares e dois suplentes que atuarão como Adolescentes Mobilizadores do NUCA, responsáveis por liderar as ações junto ao grupo. A reunião também teve como objetivo preparar os jovens para a apresentação oficial da iniciativa no 1º Fórum do Selo UNICEF – etapa decisiva para garantir a permanência do reconhecimento no município, que já conquistou o selo na gestão 2021–2024.
Para Maria Julia Lima, aluna da Escola Municipal Diácono Fernando Brito, o debate ambiental é urgente. “O tema que vou escolher é mudanças climáticas, pois o planeta Terra está sofrendo com seus efeitos, especialmente por conta das queimadas na Floresta Amazônica e ao desmatamento em diversas outras florestas”.
A preocupação com a defesa dos direitos e a segurança das mulheres foi levantada por Ester S. de Oliveira, estudante da Escola Municipal Georgina de Souza Simões.
“E o tema que eu gostaria de abordar no NUCA é sobre Proteção contra as violências, pois atualmente esse tema tem sido de grande importância. A cada momento, a cada dia e a cada hora, uma mulher, seja uma jovem, uma mãe ou qualquer outra, é agredida aqui no nosso Brasil. Acredito que, se nos organizarmos, podemos fazer a diferença e conquistar mais proteção para as mulheres, algo que hoje em dia tem sido muito importante”.
O tema climático também foi escolhido por Neemias Brito Santos, da Escola Municipal Nossa Esperança.
“Eu gostaria de abordar no NUCA o tema das mudanças climáticas, porque elas influenciam diretamente a economia e a sociedade no mundo inteiro. Não afetam apenas uma comunidade, mas também empresas, países e até mesmo o planeta como um todo. Se não houver chuva, as árvores não crescem; se não houver sol, as frutas não se desenvolvem. Por isso, considero esse um tema essencial para discutirmos”.
A articuladora do Selo UNICEF em Simões Filho, Maria Sonha de Jesus, destacou o empenho das equipes escolares na construção das ações.
“Agradeço, em nome do Professor Ari Dalmo, Coordenador Executivo dos Polos, e da Professora Sumaya, a presença de todos os Professores, Gestores e Coordenadores das Unidades Escolares participantes, por estarem aqui contribuindo para esta construção tão importante do NUCA, que é fundamental para o fortalecimento do Selo UNICEF 2025–2028, em nosso Município”.
A mobilizadora do NUCA, Josevalda Castro Santos da Silva, reforçou a importância da participação dos adolescentes e o papel do grupo na transformação social.
“Quero agradecer a todos os alunos aqui presentes, pela participação no nosso 1º Encontro do NUCA. A presença, o interesse e o entusiasmo de cada um de vocês, foram essenciais para tornar este momento tão especial. Agradeço a todos que contribuíram para esse momento. Com o NUCA vocês poderão construir ideias, projetos e ações que transformarão nossas comunidades. Muito obrigado por fazerem parte dessa caminhada”.
© Copyright 2020 Grupo A TARDE COMUNICAÇÃO
Wonderful Theme
Deixe uma resposta