Educadores podem contribuir para o documento curricular das modalidades EJA, Educação Quilombola e Educação Especial

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) disponibiliza formulário para que educadores e equipes técnicas-pedagógicas respondam ao formulário destinado à escuta ativa dos sujeitos das modalidades da Educação de Jovens e Adultos (EJA); Educação Escolar Quilombola; e Educação Especial. O conteúdo irá auxiliar na escrita do Documento Curricular Referencial da Bahia (DCRB), que é um instrumento norteador para a reelaboração dos currículos escolares que, por sua vez, são a referência para a organização do trabalho pedagógico nas redes de ensino. O formulário está disponível no endereço https://bit.ly/3nwRlpd, até o dia 2 de maio.

A assessora da Superintendência de Políticas para a Educação da SEC, Iara Icó, fala da importância de que todos os educadores e equipes técnicas-pedagógicas respondam ao formulário ligado ao Documento Curricular Referencial da Bahia. “É importante que os profissionais que atuam nessas modalidades da Educação respondam ao formulário de escuta ativa, que vai auxiliar na escrita do volume 3 do DCRB, por ser uma oportunidade de eles expressarem toda a leitura que tem sobre o funcionamento da Educação e de suas modalidades, bem como o olhar que possuem na condição de profissionais atuantes nessas modalidades para a escrita do currículo”.

Ainda segundo Iara Icó, esse documento é uma iniciativa importante para a Bahia, pois visa complementar as abordagens que não foram feitas pelos volumes 1 e 2 do DCRB, referentes aos ensinos Fundamental e Médio. “Isso porque o formato inicial do programa que financiou a escrita desses documentos não tinha previsão para a abordagem das modalidades Educação de Jovens e Adultos, Educação Escolar Quilombola e Educação Especial. Daí houve uma decisão da Secretaria da Educação do Estado de que fosse feito um terceiro volume para dar conta dessas modalidades”, completou. Além dessas três modalidades, o volume 3 do DCRB contempla a Educação do Campo e a Educação indígena, cuja escuta ativa está sendo realizada por meio de outros instrumentos de coleta

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