Tendo em vista o cuidado com a saúde de professores/as, funcionários/as e estudantes e também o compromisso com a qualidade da educação, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Patrimônio Histórico (SEDUC), por meio do Núcleo de Apoio à Saúde Escolar (NAS) e em parceria com a Secretaria Municipal de Administração, está realizando ações de saúde preventiva nas escolas, com profissionais do Serviço Especializado em Engenharia, Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT).
Profissionais como enfermeiros/as, fisioterapeutas e auriculoterapeutas estão realizando serviços como aferição de pressão arterial, de glicemia, avaliação postural, entre outros.
Segundo Verônica Rosa, coordenadora do NAS, o objetivo dessas ações consiste em prevenir o adoecimento de educadores/as e demais servidores/as das escolas, devido a fatores ambientais como o estresse e a má alimentação. “Procuramos o SESMT porque percebemos que esses cuidados com a comunidade escolar eram necessários”, salientando que em paralelo está ocorrendo a vacinação de professores/as contra a gripe Influenza e o Covid-19, resultado de uma parceria da SEDUC com a Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica (VIEP).
Mês de combate a acidentes de trabalho e prevenção da hipertensão arterial
Roberta Rocha, que é enfermeira do trabalho do SESMT, informou que as ações estão sendo realizadas em alusão ao “Mês de combate a acidentes de trabalho e prevenção da hipertensão arterial”, embora esse trabalho preventivo aconteça desde o ano passado. “Estamos, neste ano, atendendo todos os funcionários da escola. Já visitamos a Creche São Sebastião, a Escola Isidório Pereira e agora o Colégio Municipal Padre José de Anchieta”, complementando que cerca de 140 pessoas já foram atendidas até o momento.
A professora Rita de Cássia Matias, do Colégio Anchieta, elogiou o trabalho do NAS, uma vez que permite ao corpo docente a oportunidade de fazer exames simples, mas muito importantes para a prevenção a doenças como diabetes e hipertensão. “Essas ações são muito bem-vindas. Alguns professores adoecem e necessitam de cuidados, tendo que se afastar da sala de aula. Com a prevenção, problemas de saúde podem ser identificados precocemente e a pessoa pode adotar um estilo de vida mais saudável”.
© Copyright 2020 Grupo A TARDE COMUNICAÇÃO
Wonderful Theme
Deixe uma resposta