Alunos da Escola Dinorah Lemos em Amargosa participam de aula expositiva em Salvador

 

 

 

 

Nesta quarta-feira (6), 26 estudantes da Escola Municipal Professora Dinorah Lemos da Silva, em Amargosa, município parceiro do Programa A TARDE Educação, pegaram estrada em direção à capital do estado para uma aula expositiva em importantes pontos turísticos.

 

 

Para dar vida ao livro Capitães da Areia, do escritor baiano Jorge Amado, os alunos visitaram a cidade de Salvador, onde se passa todo o enredo da trama. Após estudo do romance no ambiente escolar, os estudantes puderam conhecer a Fundação Casa de Jorge Amado, espaço utilizado atualmente como museu e acervo da sua obra.

 

 

De acordo com a professora Jucélia Ribeiro, que acompanhou os estudantes durante os estudos, o objetivo da viagem foi proporcionar uma leitura ainda mais reflexiva sobre a obra Capitães da Areia, bem como adquirir novos conhecimentos a partir da aula de campo com visitas e explorações a novos espaços e pontos turísticos da capital baiana.

 

 

A expedição enriqueceu ainda mais o trabalho que os jovens já vinham desenvolvendo em sala de aula. A partir do romance baiano, os alunos puderam discutir o Estatuto da Criança e do Adolescente, a vida e obra do autor, o coronelismo presente no romance e o gênero textual do livro.

 

 

Além disso, os estudantes também visitaram o Elevador Lacerda e o Museu da Coelba, onde participaram de atividades envolvendo importantes conceitos da física e reflexões com base em energia e sustentabilidade.

 

 

A viagem também se estendeu ao Museu Náutico, onde puderam conhecer de perto a história da marinha do Brasil através do enredo das tropas portuguesas que aqui desembarcaram. Na oportunidade, os alunos prestigiaram um rico momento de criticidade das nossas raízes enquanto membros de uma nação, das condições sociais em outros momentos da nossa história e as tecnologias atuais que são desenvolvidas e expostas no Museu.

 

 

A Prefeitura de Amargosa, através da Secretaria de Educação, entende que a experiência de visitação e vivência de muitas culturas são importantes ferramentas de aprendizagem.

 

Foto: Divulgação

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *