Alunos de Madre de Deus ganham medalha em Olimpíada nacional

Nada menos que 223 alunos do ensino público do município de Madre de Deus foram premiados na segunda edição da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE), ocorrida em outubro deste ano no Paraná. Dentre 14 unidades de ensino públicas e privadas inscritas, a escola Complexo de Educação Municipal Professor Magalhães Netto, da rede pública do município, conquistou o total de 223 medalhas, sendo 72 de ouro, 110 de prata e 41 de bronze.

Desenvolvida pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), a Olimpíada é voltada a estudantes do oitavo e nono anos do ensino fundamental e visa orientar jovens sobre o uso consciente de energia elétrica.

A prova é realizada de forma online a nível nacional e se divide em duas etapas, um jogo online e uma série de questionários que exigem dos alunos conhecimentos nas áreas de ciências, matemática e português.

Este foi o segundo ano de participação da escola, que através da secretária de educação e professora Rita Mattos e o coordenador de projetos especiais, Genivaldo Santos, que estão à frente dessa ação no município, permitiram o desafio aplicado aos educandos, surgindo a ideia da implantação das avaliações externas com foco nas Olimpíadas de matemática, ciências e língua portuguesa (OBMEP, ONC, ONEE E OLP).

Segundo Adimilton Gomes, 51, docente da instituição há 20 anos, houve uma grande coordenação entre a direção e o corpo de professores para alcançar tal sucesso. A direção da escola possibilitou com que seus mais de 400 alunos fossem inscritos e, a partir daí, os estudantes foram incentivados pelos professores a comparecer nas provas.

Os estudantes contaram também com um esquema especial para se preparar para as etapas da olimpíada. “Com o auxílio dos pais, nós criamos grupos de WhatsApp com os alunos e desenvolvemos atividades, provas e simulados nos contra turnos das aulas a fim explicar o evento e prepará-los”, afirma Gomes.

Como resultado, a escola finalizou sua participação no evento com 223 alunos medalhistas, mais da meta- de dos inscritos pela unidade de ensino.

Para Januza Curvelo, 52, professora de ciências que acompanhou ativamente o processo de preparação dos estudantes, a conquista evidencia, principalmente, a “dedicação dos alunos”.
“A partir desse resultado entendemos a importância de um projeto como esse. De uma turma, onde 135 alunos estavam inscritos e todos participaram, isso mostra o interesse deles em aprender e serem premiados. Percebemos que os estudantes ficaram motivados durante toda a realização da olimpíada”, afirma.

Os alunos do nono ano Marla Araujo, 15, e Matheus Kayky Gomes, 15, falam a importância da experiência. Medalhistas de ouro, eles destacam que o projeto não ajuda apenas na autoestima, mas também nos conhecimentos acadêmicos.

“A nossa função agora é chamar novos alunos para participar das olimpíadas ano que vem e fazer com que conquistem medalhas”, diz Matheus.

Parte da ‘delegação’ da escola Complexo de Educação Municipal Professor Magalhães Netto posa para a foto.

 

Por: STELLA RIBEIRO*- Jornal A Tarde

Edição 29/11/2022.

um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *