Na semana que antecede o retorno das atividades presenciais nas unidades escolares da
Rede Municipal de Cachoeira, a Secretaria de Educação segue empenhada na organização das
ações de mobilização da Busca Ativa Escolar. Em linhas gerais, a Busca Ativa trata-se de uma
plataforma desenvolvida pelo UNICEF em parceira com a Undime, que disponibiliza metodologias
e ferramentas para mapear a realidade e garantir os direitos das crianças e adolescentes, auxiliando
no enfrentamento do abandono e da exclusão escolares.
O município de Cachoeira já renovou a adesão à Busca Ativa Escolar, intensificando suas
ações por meio do Selo UNICEF, iniciativa que “reúne representantes de diferentes áreas –
Educação, Saúde, Assistência Social, Planejamento etc, fortalecendo, dessa forma, a rede de
proteção. Cada secretaria e profissional tem um papel específico, que vai desde a identificação de
uma criança ou adolescente fora da escola ou em risco de abandono, até a tomada das providências
necessárias para seu atendimento nos diversos serviços públicos, sua (re)matrícula e sua
permanência na escola.”
Não obstante, além deste necessário mapeamento, as ações da Busca Ativa Escolar e do
Selo UNICEF vislumbram estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização
e garantia dos direitos de crianças e adolescentes, colocando-os como prioridade da gestão pública
municipal, sobretudo neste contexto de retomada das atividades presenciais nas escolas, após dois
anos adotando estratégias de ensino remoto, tendo que lidar com a falta de acesso de muitos(as)
estudantes à Internet e a aparelhos tecnológicos.
Deve-se considerar ainda que esses dois anos fora da escola física podem ter gerado
interferências no aumento dos índices de desigualdade e dos fatores socioeconômicos ligados à
probabilidade de crianças, adolescentes e adultos não retornarem às escolas, principalmente nas
famílias em situação de maior vulnerabilidade social. Some-se a isto, o fato de o Brasil ser um dos
países que, durante a crise sanitária causada pela pandemia, permaneceu por mais tempo com
suas escolas fechadas. Além dos impactos na aprendizagem dos(as) estudantes, este fator pode
interferir diretamente na desmotivação, afastamento e abandono definitivo da escola.
Ao observar tais impactos, é possível reconhecer também que, mesmo considerando os
avanços tecnológicos dos últimos anos, não há como substituir o ambiente escolar e todo o seu
significado simbólico, social e efetivo. Na educação básica, as intervenções do(a) professor(a), a
convivência e socialização em sala de aula e a interação entre os agentes da comunidade escolar
são partes indispensáveis do processo ensino-aprendizagem.
Neste cenário, observando estimativas e dados de pesquisas recentes da Undime (União
Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), os(as) estudantes provenientes de famílias de
baixa renda, negros(as) e da região Nordeste constituem o perfil dos que apresentam maior risco
de abandono escolar. Esta vulnerabilidade é ampliada por “fatores como a perda de frequência no
acompanhamento das atividades, o ritmo de interação e o vínculo com a escola.” Além destas
latentes realidades, e da necessidade de começar a trabalhar (formal e/ou informalmente) cada vez
mais cedo para ajudar a compor a renda familiar, muitas crianças, adolescentes e jovens têm
apresentado desmotivação, receio de não conseguir acompanhar as atividades escolares (baixo
rendimento), além da fragilidade na saúde mental e crises de ansiedade.
Considerando tal realidade, as ações da Busca Ativa Escolar apresentam-se como
fundamentais para evitar essa problemática da evasão na Rede Municipal de Ensino. Nesta
perspectiva, as escolas municipais de Cachoeira estão organizando uma semana de mobilização
da Busca Ativa Escolar, de 07 à 11/03/2022, que contará com diversas ações de sensibilização nas
comunidades rurais e na sede do município: visitas às residências das famílias dos(as) estudantes,
reuniões e rodas de conversa com pais e familiares, campanhas nas rádios locais, carros de som,
divulgação de card’s nas redes sociais, panfletagem na Feira Livre, parceria com associações de
moradores e outras entidades das comunidades etc. Será uma semana de mobilização efetiva,
motivando e orientando acerca do retorno às atividades presenciais.
A principal proposta é mobilizar a comunidade escolar e traçar estratégias para apoiar o
regresso e permanência dos(as) estudantes; realizando estudos diagnósticos e articulando ações
de intervenção que atendam às demandas emergenciais da infraestrutura das escolas, além de
garantir apoio psicológico e técnico para os profissionais da educação, aos(às) estudantes e seus
familiares, quando necessário.
Além das iniciativas supracitadas, a Secretaria de Educação criou o NAPE – Núcleo de Apoio
Pedagógico Especializado. Contando com Psicopedagoga, Assistente Social e a Equipe
Pedagógica, que coordenam, acompanham e orientam os procedimentos necessários para garantir
o direito à educação de qualidade a crianças e adolescentes com necessidades especiais;
construindo estratégias, planos individualizados e contribuindo na implementação de políticas
públicas referentes à acessibilidade e à educação inclusiva. Todas essas ações amparam-se no
lema que move a Educação Municipal de Cachoeira nesse momento: “Fora da Escola não pode”.
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