Cachoeira marca presença em Salvador no Seminário de Educação Inclusiva

Cachoeira marca presença em Salvador no Seminário de Educação Inclusiva – Foto: Divulgação

 

 

Os representantes da Secretaria de Educação de Cachoeira, no recôncavo baiano, participaram do Seminário Estadual de Educação Especial e Inclusiva, promovido pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), no Hotel Bahia Fiesta, em Salvador. O encontro aconteceu entre os dias 17 a 18 de novembro. 

 

A programação contemplou debates fundamentais sobre Políticas Públicas, Percursos e Práticas para a Garantia da Inclusão, com as palestras sobre:

 

  • Desafios, Possibilidades e Caminhos para a Transformação; 
  • Atos normativos e Intersetorialidade na Articulação entre as Políticas Públicas para Garantia de uma Educação Inclusiva; 
  • Avaliação e Acolhimento com Estratégias Educacionais na Primeira Infância; 
  • Preparação de Adolescentes e Jovens Autistas para o Mundo do Trabalho; 
  • Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva; 
  • Planos de Atendimento Educacional Especializado (PAEE), Plano Educacional Individualizado (PEI) e Atividades Adaptadas; 
  • Arranjos Colaborativos como Possibilidade de Discussão de Estratégias Pedagógicas Inclusivas e Inovadoras; 
  • Boas Práticas que Transformam Experiências Inclusivas nos Municípios Baianos.

 

“A qualificação e o conhecimento são a base para o desenvolvimento educacional com acessibilidade pedagógica focada na empatia de uma educação mais humanizada”, destacou a prefeita de Cachoeira, Eliana Gonzaga (PT), ao ressaltar a importância das discussões promovidas no evento.

 

A psicopedagoga Rebecca Gondim, do Núcleo de Apoio Psicopedagógico Especializado, também compartilhou sua percepção sobre os dois dias de seminário.

 

“Eu achei excelente. Trouxe muitas informações novas, atualizações e uma incrível troca de experiências. Foi enriquecedor em especial o tema apresentado sobre a Resolução CEE 230/2025 que atualiza as normas de funcionamento do Sistema Educacional Inclusivo, na modalidade da educação especial no Estado. Isso representa um grande avanço e demonstra o pioneirismo baiano na defesa de uma educação inclusiva efetiva”, finalizou. 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *