Cachoeira realiza caminhada de conscientização do autismo

Cachoeira realiza caminhada de conscientização do autismo – Foto: Lindy Cometa

 

Nesta quarta-feira, 2, a Prefeitura de Cachoeira, por meio do Núcleo de Atenção Especial à Criança com Autismo, da Secretaria de Saúde, da Secretaria de Educação e da Secretaria de Assistência Social, realizou a 3° Caminhada de Conscientização do Autismo. O evento teve o objetivo de sensibilizar a população sobre a inclusão e os direitos das pessoas autistas, promovendo mais respeito e compreensão sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

 

 

A secretária de Saúde, Edelzuita Lira, destacou que a caminhada, realizada no Dia Mundial do Autismo, reuniu mães, familiares, além de representantes de escolas públicas e privadas.

 

 

“Temos diagnosticado uma quantidade expressiva de crianças com autismo, o que exige de nós uma atenção humanizada e cuidadosa para que possamos transmitir conhecimento […] de forma que a comunidade abrace, entenda e compreenda como são os seus dias, realidades e desafios, possibilitando mais inclusão social com uma convivência acolhedora”, afirmou.

 

 

A moradora da comunidade quilombola da Guaíba, Marlene Silva Santos, levou dois sobrinhos para participar da caminhada e ressaltou a relevância da iniciativa na sensibilização da população sobre o autismo.

 

 

“Queria que todas as mães dessem essa importância e estivessem aqui presentes, sou grata à sensibilidade e atenção do município com as questões atípicas. Um autista exige que a mãe tire forças mesmo diante das suas fraquezas e sofrimentos, e só quem vive essa realidade conhece a fundo o que estou falando”, disse.

 

 

Segundo a coordenadora do Núcleo, Alexsandra Lomba, “o TEA é uma condição do neurodesenvolvimento que afeta a comunicação, a interação social e o comportamento, se manifestando de diferentes formas e intensidades, sendo único para cada indivíduo, quais têm habilidades e talentos únicos. Não é verdade que todo autista tem deficiência intelectual, o suporte adequado melhora a qualidade de vida e a autonomia, respeitando o jeito único de cada pessoa autista, com paciência, compreensão de diferentes formas de comunicação”.

 

 

A prefeita da cidade, Eliana Gonzaga (PT), ressaltou o compromisso do município com a inclusão das pessoas autistas e relembrou de uma iniciativa implantada há três anos.

 

 

“Em 2021, demos início a um processo necessário de grande importância para inclusão da pessoa autista no município de Cachoeira, com a implantação do Núcleo de Apoio à Criança e ao Adolescente com Deficiência, transformando vidas e oferecendo oportunidades para autistas e suas famílias, com inclusão da escola à universidade”, concluiu a prefeita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *