A Feira de Ciências, Saúde e Cultura, iniciativa da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), em parceria com a Prefeitura de Cachoeira e a Secretaria Municipal de Educação, realizou nesta sexta-feira, 23, o Projeto Pontes Científicas, com uma série de ações voltadas para os estudantes.
O evento contou com a participação dos estudantes da rede municipal e particulares, dos representantes da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), da Universidade Federal do Estado da Bahia (UFBA), da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), da prefeita da cidade Eliana Gonzaga (PT), e da equipe profissional e sociedade civil.
“É muito importante essa feira de ciências integrada à cultura e a saúde, tendo a educação como cargo chefe para despertar o potencial de cada estudante, motivando através dessas ações que vem a potencializar o desenvolvimento”, disse a prefeita, destacando que Cachoeira receberá dois laboratórios makers por meio do programa ‘Mais Ciência na Escola’.
“Com os dois laboratórios que receberemos iremos avançar cada vez mais na ciência, na tecnologia, na saúde e na cultura, com acessibilidade para todos”, afirmou.
Segundo a coordenadora de projetos especiais e parcerias, Jamile Teixeira Barbosa da Silva, o programa ‘Mais Ciência na Escola’ tem o objetivo de fomentar o letramento digital e a educação científica ao ensino básico com atividades pedagógicas, formação continuada para professores, bolsas para docentes e estudantes envolvidos nas atividades.
“Essa ação reforça a parceria entre escolas e instituições de ciência, tecnologia e inovação, promovendo a extensão universitária e o fortalecimento da educação pública”, explicou.
Em 2024, os estudantes Allef Lima, Micaelen Pereira, Laiza Costa e Maria Clara Lisboa, orientados pela professora Thais Machado, da Escola Edwaldo Brandão Correia, conquistaram o Reconhecimento Nacional na Olimpíada de Saúde e Meio Ambiente da Fundação Oswaldo Cruz (OSBMA) com a poesia “Versos da Inquietude: ansiedade na escola”.
“A obra nos fez refletir sobre uma sensível e profunda abordagem da ansiedade no ambiente escolar, ampliando o olhar sobre a saúde mental de adolescentes e promovendo o debate sobre bem-estar nas escolas. A conquista nacional evidenciou o compromisso da educação pública de Cachoeira com temas atuais e essenciais para o desenvolvimento integral dos estudantes e a necessidade de uma educação sensível a compreender, os anseios e necessidades dos nossos adolescentes,” destacou a professora Thais Machado.
© Copyright 2020 Grupo A TARDE COMUNICAÇÃO
Wonderful Theme
Deixe uma resposta