Durante o mês de maio, o Colégio Estadual Clarice Santiago dos Santos, no bairro Arenoso, em Salvador, realiza uma série de palestras voltadas à Educação Antirracista com a participação de estudantes e professores. Nesta terça-feira, 6, o colégio recebeu a consultora de Letramento Racial e Gênero, Tainara Ferreira, para dialogar com os alunos do 3º ano do Ensino Médio sobre letramento racial em torno da ecolonialidade, compreensão da racialidade, sexismo no Brasil e cosmopercepção africana.
O evento contou também com a participação de Leno Sacramento, do Bando Teatro do Olodum e da Companhia Encruzilhadas. Leno realizou duas cenas com o intuito de sensibilizar os estudantes para os temas abordados por Tainara, utilizando a linguagem teatral como recurso de ampliação do conhecimento.
“A parte da apresentação teatral do Leno Sacramento eu achei muito interessante, porque ele mostrou a realidade do negro, né? Mostrou a realidade de coisas que acontecem, que muitas das vezes a gente não está ciente que acontece […] Eu achei maravilhoso e eu acho bastante necessário porque não é sempre que tocamos nesse tema delicado e eu acho muito necessário ensinar e espero que venham mais futuramente”, relatou a estudante do 1º ano do Ensino Médio, Cassiane Santos Borges da Costa.
Na próxima quinta-feira, dia 15, será realizada uma palestra com Benilda Brito, consultora da ONU Mulheres, especialista em metodologias afrocentradas. Benilda irá dialogar com os estudantes sobre racismo estrutural, Educação Antirracista na perspectiva de política pública, diversidade e inclusão em sua dimensões.
Já no dia 19 de maio, o Colégio Estadual Clarice Santiago dos Santos receberá a campanha “Maio Laranja” com o Conselho Tutelar de Narandiba. No local, será abordado o Projeto Abuso Sexual, com o intuito de alertar sobre a prevenção do abuso sexual contra crianças e adolescentes.
© Copyright 2020 Grupo A TARDE COMUNICAÇÃO
Wonderful Theme
Deixe uma resposta