Colégio estadual recebe contador de histórias Mário Sankofa

Colégio Estadual Clarice Santiago dos Santos recebe contador de histórias Mário Sankofa – Foto: Divulgação

 

Nesta segunda-feira, 31, os estudantes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio do Colégio Estadual Clarice Santiago dos Santos, localizado no bairro Arenoso, em Salvador, tiveram a oportunidade de mergulhar na cultura afro-brasileira por meio da contação de histórias do contador da tradição oral Bantu, Mário Sankofa.

 

 

O evento teve o objetivo de valorizar a história do próprio território onde a escola está inserida. A região abriga o maior quilombo urbano de Salvador, anteriormente conhecido como Quilombo do Beiru.

 

 

Para a professora da unidade escolar, Tais Danila, a presença de Mário Omar no colégio é motivo de alegria.

 

 

“Agora temos a honra e imenso prazer de ter em nossa unidade de ensino, o contador de história Mario Omar para enriquecer o conhecimento dos nossos alunos com a cultura afro-brasileira e estimular a contação de história, tão importante na preservação das nossas raízes e da nossa história, pois sem essa ação não saberíamos metade do que foi contado até aqui”, disse.

 

 

De acordo com Mário, a arte de contar história era feita pelos mestres da tradição oral que faziam suas narrações no seio da comunidade, onde as contações de histórias preparavam seu povo para as plantações, exortavam os enfermos, saravam mazelas, alegravam as noites de verão e ninavam bebês em diversas situações.

 

 

“Na contemporaneidade os narradores fazem o uso das fofocas, causos, lendas, contos do maravilhoso, recursos virtuais audiovisuais e palcos urbanos, com adaptações da linguagem narrativa para os ouvintes e os espaços da cidade”, acrescentou.

 

 

O gestor da unidade escolar, Marcos César Guimarães, destacou que “tanto no bairro Arenoso como no Colégio Clarice Santiago dos Santos existe uma veia artística efervescente, revelada no Encontro de Turismo de Base Comunitária e Economia Solidária – XIV ETBCES da Uneb e no Projeto Estruturante da Secretaria de Educação do Estado da Bahia”. Um exemplo desse movimento cultural é o Coral Voices of Arenoso, regido pela professora Débora Carolina.

 

 

Em 2024, os estudantes do Colégio Estadual Clarice Santiago dos Santos conquistaram prêmios nos projetos estruturantes da Secretaria da Educação (SEC) com o projeto AFROFASHIONHAIR, focado na criação de roupas estilizadas e modelagem de cabelos, além de chegarem à final do Projeto Conecta Voz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *