O Colégio Estadual de Aplicação Anísio Teixeira, em Salvador, criou um Núcleo de Desenvolvimento de Aplicativos que está permitindo a criação de software pelos próprios estudantes do curso técnico de nível médio em Informática. Aliando teoria e prática, os futuros técnicos elaboram apps de grande alcance social e, não à toa, criaram cinco aplicativos voltados para a elaboração de currículos. São eles: Currículo Jobs, Sitrac Jobs, Emprega +, Tech Jobs e Ceaatec.
Os apps já estão disponíveis, gratuitamente, para download e podem ser acessados de qualquer plataforma, pelo celular android ou IOS. Só é necessária a conexão com a internet. São os alunos que desenvolvem todos os passos para a criação dos aplicativos, com a orientação constante da equipe de professores. O projeto Currículo Jobs (CJ), por exemplo, é autoexplicativo e não codificado e foi desenvolvido por seis estudantes do 3º. ano. Esse app transforma o antigo currículo em algo diferente e interativo. Com sete abas, ele foi criado para ser um link ou QR Code, em que o usuário pode montar seu currículo on-line, remodelando ao seu gosto pessoal e acessar também a busca por vagas de emprego. O CJ também oferece suporte para pessoas com deficiência.
Outros 11 apps estão em fase experimental e de desenvolvimento, entre eles o do estudante do 3º ano, Antônio Carlos da Silva Neto, 18 anos. A partir de uma atividade da aula de Empreendedorismo, voltada para o mercado de trabalho, ele percebeu a possibilidade de inovar com o seu trabalho. “No núcleo, é possível testar o conhecimento adquirido em sala de aula e sugerir algo que fuja ao convencional. Esta é a minha proposta”, declara, se referindo ao projeto para criação de currículo profissional e portfólio pessoal.
O professor Gilberto Monteiro falou que esta é uma área em ascensão e com grande interesse dos estudantes. “Há uma demanda crescente para o desenvolvimento de aplicativos, que se tornaram uma tendência no mercado de informática, pela praticidade e mobilidade de acesso que eles disponibilizam aos usuários, principalmente com os dispositivos móveis. Em três anos, o estudante sai preparado para o mercado de trabalho, podendo, inclusive, ter seu próprio núcleo de desenvolvimento de aplicativo”, avalia.
Núcleos – O Núcleo de Desenvolvimento de Aplicativos funciona em três laboratórios dentro do colégio, onde os alunos do 1º ao 3º ano encontram equipamentos e programas específicos para desenvolvem suas ideias. Outros projetos estão em andamento para a criação de mais três núcleos voltados ao desenvolvimento com redes de computadores, à programação para a web e à robótica.
Foto: Divulgação
© Copyright 2020 Grupo A TARDE COMUNICAÇÃO
Wonderful Theme
Deixe uma resposta