Conferência estadual da educação tem início em Salvador com a participação de 1,5 mil educadores e especialistas

 

Reunindo cerca de 1,5 mil educadores e especialistas dos 417 municípios baianos, a Conferência Estadual de Educação Bahia (COEED-BA 2023) começou, nesta segunda-feira (4), no Hotel Fiesta, em Salvador.  O evento, que é promovido pelo Fórum Estadual da Educação (Feeba) em parceria com a Secretaria da Educação do Estado (SEC), segue até terça-feira (5), promovendo o debate sobre temáticas estruturantes e estratégicas para as políticas educacionais do novo Plano Nacional de Educação.  

 

 

A COEED é preparatória e deliberativa para a Conferência Nacional Extraordinária da Educação de 2024, que ocorrerá de 28 a 31 de janeiro de 2024, em Brasília.

 

 

Na abertura do evento, a Secretária da Educação do Estado, Adélia Pinheiro, que representou o governador Jerônimo Rodrigues, ressaltou a importância da realização de um evento com a abrangência e diversidade de representação. “A realização da COEED reafirma o compromisso assumido pelo governador Jerônimo Rodrigues com a Educação.  Esse é um momento singular porque a defesa da Educação se faz com debate de ideias”, afirmou a secretária.

 

 

O coordenador do FEEBA, João Danilo, saudou os presentes e enfatizou o papel da conferência na formulação de um plano para a educação brasileira, com vigência de uma década (2024 a 2034), com foco na garantia do direito e na qualidade da educação para todos e todas, da creche à pós-graduação.

 

 

Também estiveram presentes na abertura da conferência, o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores de Educação,  Heleno Araújo; o presidente do Conselho  Estadual de Educação da Bahia, Paulo Gabriel Nacif; e o presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação da Bahia, Anderson Passos. Também participaram do ato, as reitoras da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Adriana Marmori, e da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Amali Mussi; o presidente da APLB Sindicato, Rui Oliveira, além de representantes de órgãos de classe e da sociedade civil envolvidos na realização da conferência. O grupo musical Anarkas, composto por estudantes do Colégio Estadual Lomanto, apresentou o Hino ao 2 de Julho.

 

Foto: Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *