Educação de Conquista promove formações voltadas à inclusão escolar

 Educação de Conquista promove formações voltadas à inclusão escolar – Foto: Divulgação

 

 

A Secretaria Municipal de Educação, por meio da Equipe de Educação Especial Inclusiva, tem intensificado ações de formação e orientação para profissionais que atuam com estudantes com deficiência. O trabalho segue os princípios da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008), que prevê a “formação de professores para o atendimento educacional especializado”, e do Decreto 7.611/2011, que estabelece a “elaboração, produção e distribuição de recursos educacionais para a acessibilidade”.

 

 

Educação de Conquista promove formações voltadas à inclusão escolar – Foto: Divulgação

 

 

 

No último quadrimestre, uma série de atividades foi realizada com foco no fortalecimento da inclusão escolar. No dia 16 de maio, aconteceu a Oficina de Jogos e Atividades Sensoriais das Salas de Recursos Multifuncionais, com o objetivo de construir materiais pedagógicos que auxiliam na estimulação sensorial dos alunos com deficiência. A iniciativa também promoveu a socialização de recursos confeccionados por professores das salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE).

 

 

Educação de Conquista promove formações voltadas à inclusão escolar – Foto: Divulgação

 

 

Entre os dias 18 e 22 de agosto, cerca de 560 Auxiliares de Vida Escolar e coordenadores participaram de oficinas para construção de recursos pedagógicos, ampliando o repertório de estratégias para apoiar os estudantes da rede municipal.

 

 

 

 

Ainda em agosto, de 25 a 28, gestores, coordenadores e professores da Educação Infantil e do Fundamental I participaram de uma formação sobre Transtorno do Processamento Sensorial (TPS). O encontro abordou as diferentes modalidades do TPS e orientou sobre o gerenciamento de crises em alunos com ou sem Transtorno do Espectro Autista (TEA), situação que muitas vezes afasta os estudantes do ambiente escolar.

 

 

 

 

Segundo a equipe, o desenvolvimento infantil depende, em grande parte, da capacidade de organização sensorial, ou seja, da integração das informações recebidas pelos sentidos. Nesse contexto, o trabalho com a psicomotricidade é apontado como uma ferramenta importante para auxiliar na regulação emocional, no desenvolvimento psicomotor e na aprendizagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *