Educação de Porto Seguro se reúne para discutir aplicação do Sabe e do Saeb

Foto: Divulgação

A  Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Patrimônio Histórico (Seduc) de Porto Seguro se reuniu com a direção das unidades escolares e com os coordenadores pedagógicos, nesta terça-feira (12), no auditório do Colégio Municipal, para tratar sobre a aplicação das provas dos sistemas de avaliação externa do ensino fundamental como as do Sistema de Avaliação Baiano de Educação (Sabe) e as do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). 

 

Além das avaliações externas, também foram discutidos os mecanismos de avaliação interna adotados na Rede e também os resultados alcançados pelo Programa Ensinar para Vencer (EPV), que consiste em uma parceria entre o município e a Associação Bem Comum, no que se refere à alfabetização e à fluência leitora de estudantes do 1º ao 5º ano. Cerca de 103 pessoas participaram do evento.

 

A secretária municipal de Educação, Dilza Reis, convocou os gestores e coordenadores a se mobilizarem pela participação efetiva do estudante nas avaliações que produzem efeitos diretos nos mecanismos de financiamento da educação como o Valor Aluno Ano por Resultados (VAAR) do Fundeb. “A Seduc esteve presente nas avaliações das provas em 2022 e vai estar mais presente este ano. Estou aqui para mostrar que temos acompanhamento e queremos 100% dos alunos nas salas de aula, fazendo as provas e frisando que a educação é feita de pessoas e que todos devem contribuir para a elevação da sua qualidade”, afirmou. 

 

Segundo o supervisor pedagógico da Seduc, Epaminondas Castro, os modelos de avaliação utilizados nas escolas devem superar paradigmas ultrapassados. O gestor também destacou que o Plano Municipal de Educação (PME) deverá ser revisto em 2024 e que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) deve permear as discussões acerca das políticas públicas que deverão ser implementadas. “As pessoas vão à escola para aprender e para serem aprovadas. Estamos aqui para oferecer um ensino de qualidade, porém, ainda estamos presos a um passado extremamente punitivo e isso precisa ser desconstruído”. 

 

Após os pronunciamentos, foram apresentados os resultados do EPV e também os dados das Atas dos Anos Iniciais de 2022, para leitura e reflexão do corpo docente. 

 

As provas do Sabe serão realizadas entre os dias 02 e 20 de outubro e as do Saeb entre os dias 23 de outubro e 03 de novembro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *