Educadores da rede estadual celebram planejamento coletivo realizado durante Jornada Pedagógica

A rede estadual de ensino encerrou, nesta quarta-feira, 7, a primeira etapa da Jornada Pedagógica 2024. Durante cinco dias, mais de 50 mil profissionais da Educação nas 1.067 unidades escolares dos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTEs) estiveram envolvidos no planejamento e na construção do plano de trabalho. Também houve atividades formativas voltadas às equipes de apoio e aos professores, incluindo instruções para o uso do tablet e do diário eletrônico como recursos pedagógicos.

 

A secretária da Educação do Estado, Adélia Pinheiro, falou do êxito da jornada e disse que este foi um momento de planejamento coletivo, mas também de acolhimento e propício para uma maior integração da comunidade escolar, no período que antecede o início das aulas.

 

“A primeira etapa da Jornada Pedagógica foi marcada pelo engajamento e comprometimento de todos que compõem a rede estadual de Educação em se preparar administrativa e pedagogicamente para que, no próximo dia 19, a partir da aula inaugural, os estudantes e suas famílias sejam recebidos e, assim, se complete o quadro de cada uma das unidades escolares da Bahia para os próximos 200 dias letivos”, disse, ao ressaltar o esforço e envolvimento das equipes da SEC com as atividades na capital e no interior, em um movimento de agradecimento por tanto que a Educação pública estadual avançou, em 2023, e também na certeza de contar com o apoio de cada um para que 2024 seja um período letivo de força, aprendizagem, cuidado e de bem-estar de todos em cada uma das escolas.

 

No Colégio Estadual Ministro Aliomar Baleeiro, em Pernambués, em Salvador, a equipe docente formada por 26 professores nas modalidades de Educação Integral, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos destacou a importância e o diferencial desta jornada em ter como um dos principais direcionamentos o trabalho nas questões específicas de cada realidade escolar. “Cada escola tem suas especificidades. Estamos focados no cotidiano de nossa comunidade e nas discussões da nossa realidade. Através do diálogo, da análise dos dados e da identificação das dificuldades, vamos buscar soluções para os desafios que temos pela frente”, explicou a professora de História, Dorismar Andrade.

 

Há 25 anos Wilza Neri integra a equipe de coordenadores pedagógicos da rede estadual de ensino. Atualmente, ela exerce a função no Colégio Estadual Pedro Paulo Marques e Marques, localizado no bairro de São Cristóvão, na capital. Para ela, neste ano, a Jornada Pedagógica possibilitou um planejamento embasado na realidade de cada aluno, a partir dos parâmetros do Sistema de Avaliação Baiano da Educação (SABE), que subsidia o monitoramento, produz diagnósticos e aponta caminhos para o acompanhamento e a realização de intervenções nas escolas.

 

“Foram cinco dias de reflexões, avaliações e alinhamentos para planejarmos o próximo ano letivo. Assim, está sendo possível nos debruçarmos, a partir dos parâmetros e do perfil da escola, realizando avaliações por séries e áreas de conhecimento e formulando as questões que serão aplicadas com os alunos, entre os dias 20 e 23, quando estaremos concluindo o diagnóstico inicial. A expectativa é avançarmos na aprendizagem em 2024″, afirmou.

 

A SEC disponibilizou uma série de conteúdos sobre a Jornada Pedagógica no site do evento (https://jornadapedagogica.educacao.ba.gov.br/). É possível acessar o documento orientador, o material de apoio, as matrizes curriculares e o calendário da jornada. De 20 a 23 acontecerá o Diagnóstico Inicial e de 7 a 8 de março, a segunda etapa da dimensão pedagógica do Planejamento Escolar, com apropriação dos resultados do diagnóstico inicial, e a construção do Plano de Trabalho Docente.

 

Recesso – As escolas estaduais entram em recesso de Carnaval entre os dias 8 e 14 de fevereiro, voltando a funcionar na quinta-feira (15), conforme Calendário Escolar divulgado pela SEC e disponível pelo link http://escolas.educacao.ba.gov.br/calendarioescolar.

Foto: Divulgação

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