A Escola Municipal Amigos de Aracruz, em Teixeira de Freitas, no extremo sul da Bahia, promoveu nesta sexta-feira, 11, a 1ª Feira de Empreendedorismo. O evento, realizado no turno matutino, contou com a participação de aproximadamente 900 estudantes, servidores da instituição e membros da comunidade.
Com o objetivo de fomentar o empreendedorismo entre os alunos e aproximar a escola da realidade do mercado de trabalho, a feira apresentou uma série de atividades práticas, destacando os projetos elaborados pelos estudantes.
“Achei esse projeto muito interessante, pois nos incentivou a pensar no nosso futuro, a empreender e a trabalhar para nós mesmos. Investir no que sabemos fazer e no que estamos dispostos a aprender. Achei interessante também que isso pode incentivar a sociedade. Muitas pessoas têm dons e talentos, mas não os usam. Com isso, elas podem empreender e ganhar dinheiro com o que sabem fazer”, comentou a estudante Ana Clara dos Santos, de 15 anos.
A professora de Geografia e idealizadora da Feira de Empreendedorismo, Débora Lais Santos, destacou que o evento superou as expectativas em termos de participação e impacto.
“Esse projeto cresceu tanto que se tornou interdisciplinar, abrangendo todas as disciplinas da escola com o apoio dos colegas. A ideia é justamente oferecer aos alunos uma opção de futuro, seja com um emprego digno ou com o próprio negócio. Muitos dos nossos alunos já empreendem, então é fundamental que eles tenham embasamento teórico para gerir financeiramente seus negócios, desenvolvam inteligência emocional ou, se preferirem, sigam a carreira acadêmica. O objetivo da educação é formar para a vida”, ressaltou.
A diretora da escola, Maria Betânia, reforçou que o evento foi uma oportunidade para os alunos apresentarem seus trabalhos e habilidades empreendedoras.
“Esse é o resultado de um projeto desenvolvido ao longo do ano letivo, que incluiu visitas ao IF Baiano, palestras e orientações sobre empreendedorismo”, complementou.
Maria Cláudia Leite, diretora pedagógica da Secretaria de Educação, enfatizou a importância das parcerias com outras secretarias municipais para o sucesso do evento, que promoveu um diálogo entre o setor educacional e as políticas públicas locais.
“Esse evento da feira é um dos projetos que a Secretaria de Educação apoia. A junção de secretarias foi essencial. É um projeto muito bonito que a gente percebe que é esse tipo de escola que vai além dos muros, que a gente precisa trabalhar com os nossos estudantes”, concluiu.
O evento contou com a parceria da Secretaria de Desenvolvimento e Turismo e da Secretaria de Saúde.
Fotos: Divulgação
© Copyright 2020 Grupo A TARDE COMUNICAÇÃO
Wonderful Theme
Deixe uma resposta