As turmas de estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal Hospitalar e Domiciliar Irmã Dulce, deleitam-se com a apresentação da “Rádio Fé Menina”, cujo intuito é proporcionar aprendizagens nas diversas áreas do conhecimento, de forma lúdica, durante o tratamento de hemodiálise.
A atividade proposta pela Professora Selma Carneiro, que contou com o apoio e colaboração voluntária da beletrista Rita Souza, é construída a partir da escuta sensível com os alunos-pacientes renais crônicos, que vivenciam as aprendizagens em situação de adoecimento e necessitam de uma prática pedagógica lúdica.
Os estudantes interagem durante a programação da rádio, pedindo músicas, enviando recadinhos/mensagens, curtindo dicas de saúde e bem-estar, esportes, uma boa programação musical e a sensacional “Rádio Novela Gotas de Aprendizagens”, com abordagem de conteúdos trabalhados pelo grupo.
Além dos estudantes, os demais pacientes e equipe multidisciplinar (técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos, psicóloga e auxiliar de limpeza) também interagem dedicando música e poesia às pessoas presentes.
O resultado é de muita alegria e entusiasmo para aqueles que enfrentam a rotina da hemodiálise, conforme pode ser constatado nas palavras do estudante Severino da Cruz, 64 anos: “Obrigado por aquele show que a senhora deu ontem! A senhora é uma pessoa excelente! Que se pudesse fazer aquela apresentação todos os dias. Só assim para o dialista ficar mais alegre, pois ficar 4 horas em uma cadeira dessas…só Deus e a senhora para fazer o dialista ficar alegre. Eu agradeço a Deus, a senhora e a SMED também”.
Imagens: Reprodução.
Salve Selminha!
Que maravilha fazer os momentos difíceis com Ludicidade,esta é a minha compreensão sem desmerecer a dor do outro pelo contrário,fazer estes momentos com mais leveza
Ludicidade é uma missão.
Parabéns a você e Rita.
Parabéns as educadoras Selma Carneiro e Rita Souza pela excelente atividade proposta aos alunos(as) da hemodiálise! Ações educativas como estas fazem toda a diferença na formação educacional, social e emocional desses (as) alunos(as)..
Rita e Selminha, somente almas nobres fazem algo semelhante ao projeto de vocês. Alegrar o outro e sentir-se feliz por isso, neste mundo onde a empatia é cada vez mais rara é sinal de esperança para a humanidade.
Obrigada por vocês existirem.
Um beijo
© Copyright 2020 Grupo A TARDE COMUNICAÇÃO
Wonderful Theme
Que lindeza! Parabéns aos envolvidos pelo capacidade de fazer sorrir o corpo que sofre. Parabéns pelo enfrentamento a situações de dor para compor uma assistência de luz, conhecimento, humanização e olhar. Sim porque na escuta estão presentes um olhar amoroso e de fé. Força, saúde e luz a todos, Sintam o meu abraço.